A nova onda dos chás

O chá virou bebida da moda e usado principalmente para manter a boa forma e a saúde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi-se o tempo em que tomar chá era coisa de quem estava doente. Atualmente, o chá virou bebida da moda e usado principalmente para manter a boa forma e a saúde. Não estamos falando dos popularmente conhecidos chás de malva, hortelã ou camomila ? ervas facilmente encontradas no Mercado Velho, e sim os extraídos da planta Camellia sinensis, como os chás verde e branco, encontrados em folhas desidratadas e cápsulas em farmácias de manipulação.

Os chás verde e branco destacam-se pelas funções terapêuticas, como a prevenção contra diversos tipos de câncer e principalmente ao seu poder emagrecedor. Ambos possuem níveis concentrados de substâncias que agem na prevenção do câncer, como as catequinas e os polifenóis. Também combatem os radicais livres, protegendo as células e retardando o envelhecimento com mais eficiência que as vitaminas C e E. Ajudam a emagrecer e reduzem os teores de colesterol ruim.

?O chá verde diminui a absorção de carboidratos, aumenta o metabolismo, ajuda reduzir o colesterol e previne o diabetes. Geralmente se prescreve para quem quer perder peso. Por aumentar o metabolismo, é recomendado tomar o chá antes de atividades físicas, por exemplo?, relata a nutricionista Adriana Karla Silva, da Cooperativa de Nutricionistas de Teresina.

Segundo a nutricionista, o chá verde e o branco possuem características semelhantes. ?O branco, por exemplo, tem características do chá verde como a o aumento do metabolismo?, explica. As diferenças entre os chás verde e branco ocorre no processo de colheita e desidratação da folha. O chá verde tem as folhas aquecidas e secas, resultando na oxidação dos seus componentes. Seu sabor é um pouco amargo. Já o chá branco é elaborado a partir do broto da Camellia sinensis e não passa por esse processo, assegurando uma concentração maior dos princípios ativos.

?O chá deve ser consumido de acordo com a pessoa. O consumo depende do peso, idade e altura. No geral não deve passar de 500ml por dia ou duas xícaras?, alerta a nutricionista. O cuidado é para a ingestão em excesso da bebida por causa da presença da cafeína. A substância, também presente no café, pode aumentar a pressão arterial e causar problemas como taquicardia, dor de cabeça e náuseas. ?Quem tem problemas com o consumo de cafés e refrigerantes, por exemplo, deve do mesmo jeito moderar o consumo de chá?, diz Adriana Karla.

Outro cuidado é com a preparação da bebida. ?Aquele chá verde industrializado não tem todas as funções do chá vendido em folhas encontrados nas farmácias de manipulação. Também deve-se atentar no momento de ferver o chá?, recomenda a nutricionista. Nas farmácias os chás são facilmente encontrados em capsulas, em pó e folhas desidratadas.

Por último ela faz um alerta. ?Cada chá possui uma propriedade diferente e que trará benefícios diferentes. Antes de começar a consumir algum tipo de chá deve-se sempre procurar o profissional, afinal não se sabe que efeitos àquela bebida pode ter na pessoa?, finaliza Adriana Karla Silva.

Chás Amarelos

O chá amarelo é derivado da mesma planta do chá verde, a Camellia sinensis . Até a produção é semelhante à do chá verde diferindo somente no processo de secagem onde as folhas repousam até ficarem amareladas. Tem sabor mais suave que o chá verde.

Mais emagrecedor e diurético do que o chá verde, o chá amarelo é rico em polifenóis, um antioxidante que evita o envelhecimento da pele. Possui ainda cafeínas e substâncias com efeito diurético evitando a retenção de líquidos e facilitando a digestão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES