“A Sobrevivência do Mais Rico” , por José Osmando Araújo

Relatório da organização Oxfam, apresentado ao Fórum de Davos, aponta a desigualdade social entre ricos e pobres

Relatório da organização Oxfam, apresentado ao Fórum de Davos, aponta a desigualdade social entre ricos e pobres | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Um imposto anual de 5% sobre a riqueza dos super-ricos poderia arrecadar U$ 1,7 trilhão por ano, o suficiente para tirar 2 bilhões de pessoas da pobreza extrema.” 

-Relatório da organização Oxfam, apresentado ao Fórum de Davos 

 

Relatório da organização Oxfam, apresentado ao Fórum de Davos, aponta a desigualdade social entre ricos e pobres 

 

O 1% mais rico do mundo embolsou quase duas vezes mais a riqueza obtida pelo resto do mundo nos últimos dois anos. Esse seleto grupo de super-ricos do planeta ficou com quase 2/3 de toda a riqueza mundial gerada desde 2020, algo próximo de U$ 42 trilhões, representando mais de seis vezes o dinheiro que 90% da população global (7 bilhões de pessoas) conseguiu alcançar nesse mesmo período.

Pela primeira vez, em 30 anos, a riqueza extrema e a pobreza extrema cresceram simultaneamente, em direção, obviamente, contrária e perversa. As fortunas multi-bilionárias estão aumentando em U$ 2.7 bilhões por dia, mesmo diante do fato de que a inflação venha alcançando e penalizando cerca de 1.7 bilhão de trabalhadores de menor renda, mais do que o total de habitantes da Índia.

As empresas de alimentos e de geração de energia, durante o ano de  2022, mais do que dobraram seus lucros, e pagaram cerca de U$ 257 bilhões de dólares a seus acionistas ricos.

CONFLITOS SOCIAIS 

Vê-se claramente que a desigualdade, junto com o desequilíbrio ambiental, é a questão mais relevante da atualidade, e se não for reduzida, tem gigantesco potencial de exacerbar muitos dos nossos atuais conflitos sociais. A triste verdade é que, enquanto milhares e milhares de seres humanos passam fome e outros tantos fazem um exercício extraordinário para sobreviver, os super-ricos ganham cada vez mais.

FÓRUM DE DAVOS 

Os dados desta triste e espantosa realidade estão contidos no relatório que a reconhecida organização Oxfam acaba de apresentar ao Fórum de Davos, com o alerta veemente de que elevar a tributação dos super-ricos do planeta não é mais uma opção, mas uma obrigação.

ARRECADAÇÃO 

Cobrando impostos dos super-ricos, a tributação pode cumprir um valioso papel distributivo ao restringir o aumento das desigualdades em termos de renda e patrimônio. A Oxfam indica no seu relatório que um imposto anual de 5% sobre a riqueza dos super-ricos poderia arrecadar U$ 1,7 trilhão por ano, o suficiente para tirar 2 bilhões de pessoas da pobreza extrema

OXFAM atua no combate à fome desde 1942

O QUE É A OXFAM

Existente desde 1942, quando foi criada a sua primeira filial no exterior,  em Oxford, na Inglaterra, a Oxfam International é uma confederação de 19 organizações e mais de 3000 parceiros, que atua em mais de 90 países na busca de soluções para o problema da pobreza, desigualdade e da injustiça, por meio de campanhas, programas de desenvolvimento e ações emergenciais.

  • A organização mudou seu nome para o seu endereço telegráfico, OXFAM, em 1965. 
  • Em território brasileiro, a Oxfam Brasil atua desde 2014.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES