“A330 é confiável”, diz executivo da Airbus

Segundo ele, é muito cedo para tirar conclusões sobre o acidente da semana passada com o voo 447

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O chefe de vendas da Airbus, John Leahy, disse nesta segunda-feira (8) a um pequeno grupo de jornalistas em Kuala Lumpur que o avião modelo A330-220 da companhia é "confiável", seguro e essencial para a indústria aérea.

Segundo ele, é muito cedo para tirar conclusões sobre o acidente da semana passada com o voo 447.

"É cedo demais para especular neste momento", disse ele à agência Dow Jones, durante a reunião anual da Associação Internacional de Transporte Aéreos (Iata), na Malásia.

Ele disse que o A330 voa há 15 anos e é um "animal de carga da indústria mundial de transporte".

"Hoje há 600 aviões (A330) voando e temos 400 pedidos firmes", disse. "É um avião muito confiável."

Diversas companhias aéreas que usam aviões Airbus A330-200 disseram nesta segunda-feira que estão aguardando orientações da Airbus antes de realizarem qualquer mudança de equipamentos.

O presidente-executivo da Gulf Air, Bjorn Naf, disse à Reuters que estava tentando marcar uma reunião com a Airbus durante o encontro da Iata para receber uma atualização das investigações sobre o acidente e suas causas.

"Se houver uma recomendação oficial, é claro que nós vamos agir, nós não comprometemos a segurança", disse Naf em entrevista.

A Airbus percebeu problemas nos leitores de velocidade de seus jatos A330 antes do acidente com o avião da Air France que fazia a rota Rio-Paris e que caiu no mar quatro horas após a decolagem, no domingo. De acordo com os investigadores franceses que apuram as causas do acidente, a fabricante de aeronaves avisou seus clientes para substituírem uma peça.

"Se a Airbus distribuir uma diretriz, nós vamos responder", disse Akbar al-Baker, presidente-executivo da Qatar Airways, que tem 16 aviões A330-200.

"A tragédia da semana passada sobre o Atlântico Sul lembrou a todos nós que a segurança é um desafio constante", afirmou Giovanni Bisignani, diretor-geral e chefe-executivo do Iata, em discurso aos membros e delegados da entidade em Kuala Lumpur.

"Esse problema foi levantado na mídia, não sabemos se esse é o problema", disse Fernando Pinto, presidente-executivo da companhia aérea portuguesa TAP, que tem 12 aviões do modelo, acrescentando que a empresa "vai seguir qualquer orientação da Airbus."

A Air France informou no fim de semana que já estava acelerando a substituição dos sensores de velocidade de seus aviões antes do acidente, após ter verificado um congelamento da peça pela primeira vez em maio de 2008 e não ter chegado a um acordo com a Airbus sobre como agir para resolver o problema.

Os investigadores da França consideram a possibilidade de que os sensores de velocidade tenham congelado, mas afirmam que é muito cedo para determinar qual foi a causa do acidente com as poucas evidências que se tem à disposição até o momento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES