Abertura digital de conta bancária supera a física pela primeira vez

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (21) pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com a Deloitte

Abertura digital de conta bancária supera a física pela primeira vez | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

GUSTAVO SOARES

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Em 2021, a abertura de contas correntes por canais digitais ultrapassou pela primeira vez as criadas por meios físicos no Brasil. Por celulares, tablets e computadores, foram 10,8 milhões de contas abertas, um crescimento de 66% em relação ao ano anterior. Em agências, foram 9,9 milhões.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (21) pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com a Deloitte. O levantamento mostra que canais eletrônicos ganharam força nos últimos dois anos, especialmente os dispositivos móveis (celulares e tablets).

Em 2021, 70% das operações bancárias foram digitais. Só em aparelhos mobile, foram realizadas 67,1 bilhões de transações.

Abertura digital de conta bancária supera a física pela primeira vez - Foto: Reprodução

O número representa um crescimento de 28% em relação ao observado em 2020, quando transações por mobile representaram, pela primeira vez, mais da metade do total.

Em 2021, 56% das transações foram feitas por dispositivos móveis. Incluindo outros meios, o número total de transações bancárias cresceu 15%. A convergência para o mobile ganhou força durante a pandemia, e teve outros efeitos na indústria bancária.

Segundo a pesquisa da Febraban, houve uma redução de 20% em transações de pagamentos por canais físicos. Além disso, nos caixas eletrônicos, as consultas caíram 35% entre 2020 e 2021. Ao todo, agências e caixas eletrônicos tiveram uma queda de 16% e 7%, respectivamente, no número de transações.

O número médio de acesso aos bancos pelo celular também aumentou, de 24 vezes ao mês em 2020 para 40 em 2021. A pesquisa mostra que o cliente médio acessa mais, faz mais consultas e mais transações financeiras.

Para Rodrigo Mulinari, diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia da Febraban, a tendência ainda é de crescimento dos meios digitais.

"A tendência, pela solução que os bancos entregam no mobile, que é completa e segura, é que esse percentual deve aumentar cada vez mais, principalmente porque o Pix incentiva isso. Nos próximos anos, veremos se acentuar esse crescimento do mobile frente aos outros canais bancários", disse em entrevista a jornalistas.

A pesquisa também mostra que o número de cadastrados no Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, cresceu 72% na comparação entre o período de 12 meses até março de 2021 e 2022.

"Tem dois movimentos acontecendo no Pix, uma adesão forte e o aumento da utilização. Ao longo do tempo, eu acredito que o Pix vai se tornar uma das grandes transações que vão impulsionar a alavancagem das transações bancárias", disse Rodrigo Mulinari.

O 3ª volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022 (ano-base de 2021) entrevistou 22 bancos que, somados, representam 87% dos ativos da indústria bancaria do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES