Abrigo São Lucas devolve dignidade a idosos em Teresina

O espaço acolhe vidas marcadas pela violência física, sexual e financeira, disponibilizando um lar e apoio

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apenas no primeiro semestre de 2021, o Brasil registrou mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra idosos, um número que demonstra a ausência de empatia e respeito pela vida. Chegar à velhice com fácil acesso à saúde, alimentação e liberdade é um direito, mas nem todos têm a mesma sorte e se tornam vítimas do abandono e da violência.

O Abrigo São Lucas, situado na zona Leste de Teresina, também acolhe vidas marcadas pela violência física, sexual e financeira. Embora seja difícil superar ou recordar o próprio passado, uma pequena parcela de idosos confronta o silêncio para diluir uma dor.

Atualmente, Antônio de Pádua, 76 anos, é conhecido no abrigo como um idoso carinhoso, sorridente e cheio de vida. Porém, para ele, o destino deixou grandes cicatrizes. Natural de Campo Maior, Pádua foi vítima da violência econômica e abandono. Segundo ele, uma sobrinha mantinha todos os seus bens materiais, incluindo cartões bancários, fora do seu alcance. Essa situação desencadeou frustrações e desentendimentos familiares. Disposto a mudar de vida, o idoso saiu de casa com destino a Teresina.

Chegando à capital piauiense, a falta de assistência e documentos pessoais levou Pádua para as ruas. Passando fome e sem esperanças de conseguir ajuda da população, ele apelou para uma farsa na calçada da Igreja São Benedito.

Em um local estratégico, o idoso sentava, entrelaçava as pernas e fingia ser uma pessoa com deficiência física. Antônio de Pádua exibia um chapéu para coletar trocados de alguns fiéis. "Era meu jeito de conseguir um alimento e comprar algo. Foi difícil ficar no sol, passar sede e fome, mas fingir era a única coisa que eu podia fazer. Minha sobrinha não me dava dez centavos", relata.

Campanha Pix Solidário é realizada pelo Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC) 

Coordenadora resgata idoso das ruas de Teresina

A situação de Antônio de Pádua não passou despercebida diante dos olhos atentos de Liliane Costa, coordenadora do Abrigo São Lucas. Ao observar o idoso com atenção, ela percebeu que havia algo de errado. "Fiquei olhando e logo desconfiei. Não fazia sentido a forma como ele entrelaçava as pernas. Cheguei no Pádua e falei que aquilo não era certo. Em resposta, ele pediu dois reais, mas eu respondi que poderia oferecer uma cama, comida e carinho. Ele não gostou da proposta", recorda.

No começo, Pádua ficou desconfiado, não era acostumado a receber uma oportunidade de melhorar a vida no lugar de algumas moedas. "A morena [Liliane] veio e disse que tinha um lugar para mim, eu não queria, tinha medo, recusei, mas depois aceitei", comenta Antônio.

Quando o idoso decidiu sair do local, a coordenação do Abrigo São Lucas levou três meses para recuperar os direitos de Pádua, recorrendo à Delegacia do Idoso, em Teresina, para resgatar documentos pessoais e cartões bancários.

Liliane Costa ressalta que em nenhum momento julgou o idoso ou encarou a situação como um erro que não pudesse ser perdoado. "Ele passava fome e não tinha alternativas. Pádua é um idoso consciente, sabe da nossa importância para ele e também que ele é muito precioso para nós", expressa Liliane.

APOIO

Esta matéria faz parte de uma iniciativa do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC) em parceria com  instituições sociais para apoiar a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica, entre outros grupos que foram impactados pela pandemia da Covid-19. A ação compartilha histórias com objetivo de transformar vidas e arrecadar recursos financeiros para compra de alimentos e demais materiais solicitados pelas entidades participantes.

PIX SOLIDÁRIO

Para fazer doação à Fundação Abrigo São Lucas, é possível fazer um PIX por meio do número do CNPJ 00329756000189.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES