Abrigo São Lucas ganha ação de Natal

Crianças e adolescentes visitaram o local

Abrigo São Lucas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Abrigo São Lucas recebeu uma visita especial na manhã desta quinta-feira. Crianças e adolescentes do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizaram uma emocionante ação alusiva ao período natalino. O objetivo foi promover atividades de intergeracionalidades e integralidade entre as crianças e adolescentes do CAPSi com os idosos. 

A manhã no abrigo logo foi preenchida com apresentações musicais, dança e muita conversa. A assistente social Fernanda Almeida acompanhou a visita. “É uma troca de experiências, é se doar. Eles estão doando amor para os idosos, e crianças também participam dessa doação. A iniciativa do CAPSi é muito importante para nós”, disse. A instituição filantrópica, que funciona por intermédio de doações e benefícios de idosos, abriga 61 pessoas, sendo 31 homens e 30 mulheres, em situação de vulnerabilidade social, vítimas de abandono e negligência da família. 

Francisco Severino dos Santos, está há seis meses no abrigo São Lucas. No começo do evento estava distante, mas logo foi para o meio da concentração.  “Eu gostei e espero que venham mais vezes até nós”, disse.

Segundo a cuidadora informou a Maria Borges, são poucos os idosos que recebem visitas de familiares, por isso a importância de ações como esta. “Eles ficam muito felizes. Gostam de conversar, adoram receber gente, brincar e ter contato com outras pessoas”, explica.

Foi o primeiro evento de ação social de Natal realizado pelo CAPSi. Segundo a coordenadora do Centro, Sayonara Lima, o local com idosos foi ideal para um contato enriquecedor.  “O objetivo é justamente fazer com que nossas crianças e adolescentes entendam que o Natal vai para além das comemorações festivas. Também é uma época de troca de afeto, partilha, respeito e aprendizado” falou.

Jairo Edvaldo, seis anos, aprendeu duas canções do cantor Roberto Carlos e se empolgou com as atividades no abrigo. “Eles precisam ser cuidados, pois são muito velhinhos, assim como avós”, disse a criança.

Mesmo pequeno, Jairo já tem uma certa facilidade de interagir e cuidar de idosos. Sua avó tem Alzheimer, doença que provoca compromete as funções cerebrais, com a perda de memória, por exemplo. “Em casa, ele leva a avó para o banheiro, troca de cômodo e está sempre atrás dela para auxiliar. Ele adorou a visita”, disse Celsa da Rocha, mãe do garoto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES