Academia Brasileira de Letras lança avatar de Machado de Assis

A iniciativa foi desenvolvida em colaboração com a empresa especializada em tecnologia, Euvatar Storyliving

Machado de Assis ganha avatar | Euvatar Storyliving/Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou nesta semana uma versão digital interativa de Machado de Assis, utilizando tecnologia de inteligência artificial para permitir que o público interaja e faça perguntas ao renomado escritor. A iniciativa, desenvolvida em colaboração com a empresa especializada em tecnologia, Euvatar Storyliving, marca um passo significativo na modernização da ABL e visa atrair público mais jovem para a leitura.

O processo de construção do avatar demandou mais de três meses, utilizando como base as obras literárias do escritor e os estudos conduzidos dentro da própria ABL sobre sua vida e obra. Inicialmente, o avatar foi criado com mais de um milhão de parâmetros, mas este número está em constante expansão, pois a tecnologia permite a aprendizagem contínua e a atualização de novos dados.

O que o dispositivo traz: O jornalista Merval Pereira, presidente da ABL, explica que o dispositivo incorpora o estilo literário de Machado de Assis e também sua personalidade e características físicas. Houve questionamentos quanto à fidelidade da representação do autor, especialmente em relação à sua identidade étnico-racial. Enquanto alguns pesquisadores apontam para um possível "embranquecimento" da figura do escritor, a fundadora da Euvatar Storyliving, Flávia Peres, defende que a representação reflete a imagem aceita pela ABL, retratando Machado como mulato, representando a diversidade cultural brasileira.

O próprio avatar de Machado de Assis abordou a questão racial ao ser questionado por um repórter durante o evento de lançamento. Ele reconheceu os desafios e preconceitos que enfrentou ao longo de sua vida devido à sua raça, classe social e condição de saúde, mas também destacou a importância de suas ideias e visão de mundo.

Euvatar Storyliving /Instagram

Questões abordadas: Além de discutir sua identidade étnica, o avatar também abordou outras questões polêmicas relacionadas à obra de Machado de Assis, como a representação da escravidão e a ambiguidade em "Dom Casmurro". Sobre este último, o avatar explicou que a dúvida sobre a suposta traição de Capitu é intencional, convidando os leitores a refletirem sobre a natureza humana e as incertezas das relações interpessoais.

Os visitantes da ABL agora têm a oportunidade de interagir com o avatar de Machado de Assis durante as visitas guiadas ao prédio da instituição. No entanto, é importante notar que o avatar não se posicionará sobre questões políticas ou pessoais contemporâneas, mantendo o foco em questões relacionadas à vida e obra do autor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES