Academia de Polícia da PM MA comemora 22 anos

PM reune policiais para a comemoração de seus 22 anos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para comemorar os 22 anos da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) organizou uma cerimônia militar, na noite de sexta-feira (15), quando prestou homenagens a personalidades civis e militares pelos relevantes serviços prestados a sua principal unidade de ensino e ao Curso de Formação de Oficiais (CFO).

O comandante da APMGD, tenente coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, comandou a solenidade entregando brasão e certificado ao secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela; ao comandante geral e subcomandante da PMMA, coronéis Marco Antônio Alves da Silva e Raimundo Nonato Santos Sá; ao diretor de ensino da corporação, coronel Gonçalo Alves de Sousa; e ao comandante da Academia de Polícia Militar do Estado da Bahia, coronel Roberto Costa Guimarães.

“Trago o abraço fraterno do governador Flávio Dino e o respeito e admiração dele por todas as forças de segurança do Estado que lutam diuturnamente para realizar a política de promoção da paz”, disse o secretário Jefferson Portela. “O governador, também parabeniza a grandiosa unidade dessa instituição de ensino militar, um celeiro de formação de comandantes e que, em 22 anos, forma e capacita homens e mulheres que dedicam sua vida a essa nobre instituição militar”.

Foram homenageados também, diversos gestores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), instituição parceira da APMGD, entre os quais o reitor Gustavo Pereira da Costa, e professores do CFO, além de ex-comandantes da academia, com destaque para o seu primeiro comandante, coronel da reserva remunerada Delary Pires Cantanhede.

A solenidade marcou também uma homenagem a 29 oficiais da 1ª turma do CFO da Academia Gonçalves Dias. Eles ingressaram no ano de 1993 e, hoje, são oficiais que exercem funções de grande responsabilidade na PMMA.

Durante a solenidade, o comandante Carlos Augusto Furtado Moreira falou da importância do trabalho da Academia de Polícia Militar. “As homenagens representam o reconhecimento pela contribuição moral e intelectual que os senhores ajudaram a construir”, afirmou. Ele destacou a confiança e o respeito do comando da PMMA pela APMGD e a pela atual gestão.

O coronel Raimundo Nonato Santos Sá, que foi membro da 1º turma do CFO, falou da emoção que sentiu com a homenagem. “Hoje é um data muita significativa pra mim e meus companheiros, gostaria de falar do nosso comprometimento e nossa união, pois aqui iniciamos nossa vida profissional e é esse exemplo que queremos que vocês (cadetes) sigam”, afirmou.Para o comandante Marco Antônio Alves da Silva, a Uema tem um papel muito importante da história da APMGD, que foi criada em 1993. “É uma academia militar pensada pelo corpo de oficiais, entendendo a necessidade de consolidar a formação dentro da realidade do Maranhão. Em sua trajetória, conquistou um alcance social e profissional inestimável”. Ele lembrou as dificuldades, mas disse que a academia, em 22 anos de atuação, formou centenas de oficiais, servindo como referência para outras instituições.

A Academia Militar, nesses 22 anos, também formou cadetes para outros estados. O CFO, reconhecido pelo MEC, é fruto do convênio firmado no ano de 1993 entre Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e PMMA, e tem a duração de quatro anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES