Açafrão atua como medicamento natural

Além de ser uma grande fonte de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias é um poderoso suplemento alimentar

Açafrão é considerado um importante medicamento natural | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O açafrão-da-terra que muita gente usa na culinária, tem um número elevado de propriedades anti-inflamatórias, sendo um versátil elemento na cozinha, além de muito saudável. A principal responsável por essa ação é a curcumina, o pigmento que dá a cor amarelada à cúrcuma. Melhor não poderia ser.

Segundo a endocrinologista e nutróloga Gabriela Abdo Camargo, essa especiaria tão  comum na cozinha hoje em dia pode agir como um medicamento natural e fitoterápico, além de ainda se considerado um poderoso suplemento alimentar e dietético.

A médica também garante que o açafrão traz benefícios à saúde, no suporte ao tratamento de inúmeras doenças clínicas e crônicas como artrite, diabetes, colesterol, hepatite e até malária. "Um dos seus principais compostos ativos é a curcumina que inibe as moléculas envolvidas no processo inflamatório", completa.

Se você ainda não se convenceu do poder desta rica especiaria, a endocrinologista Gabriela Abdo Camargo lista os principais benefícios do açafrão para a dieta e saúde e, como incluí-lo no cardápio:

Reduz a inflamação no organismo - Usada na culinária indiana, o extrato de cúrcuma  é um tempero com propriedades anti-inflamatórias. Estudos mostram que essa substância aumenta a resistência das células aos danos oxidativos, além de reduzir os processos inflamatórios no organismo.

Açafrão  é poderoso como medicamento natural

Protege o coração - O açafrão evita o acúmulo de colesterol "ruim", o que protege o coração e evita que você tenha um ataque cardíaco ou derrame. Além disso, a ciência descobriu que a curcumina reduz o risco de insuficiência cardíaca.

Evita envelhecimento precoce - Muitos estudos indicam que essas propriedades encontradas no açafrão são atribuídas principalmente aos carotenoides - crocina e safranal - com propriedades antioxidantes e coletores seletivos de radicais livres.

Evita o diabetes - Essa poderosa substância também pode prevenir o diabetes em desenvolvimento. Um estudo, feito com pré-diabéticos, incluiu o extrato de curcumina na dieta por nove meses. Um grupo realmente consumia o açafrão e o outro não. Ao final da pesquisa, nenhum dos indivíduos que recebeu as doses de curcumina desenvolveu o diabetes tipo 2.

Como incluir o açafrão no cardápio - "Na dieta use o tempero em pó à vontade em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, tapiocas, e também em aves, carnes e cozidos, legumes, arroz, feijão, ervilha, etc. A versão em pó também pode ser utilizada em sucos e polvilhada em saladas e sopas. Mas vale lembrar que, o açafrão é contraindicado durante a gravidez, lactação e para crianças menores que quatro anos de idade", finaliza a médica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES