Ação Voluntária movimenta escolas municipais de Teresina

O evento ofereceu diversos serviços à comunidade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As escolas municipais Jo?o Porf?rio Cord?o e M?rio Covas, localizadas na zona Sudeste de Teresina, participaram ontem (09), do Dia Nacional da A??o Volunt?ria. O projeto ? resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educa??o e Cultura - SEMEC e a Funda??o Bradesco.

O evento ofereceu diversos servi?os ? comunidade: oficinas de artesanato e pintura, retirada de documentos, orienta??o sobre o Bolsa Fam?lia, servi?os de prote??o social b?sica, informa?es sobre educa??o inclusiva e educa??o no tr?nsito, atividades culturais, torneios esportivos e brincadeiras.

Josy Veloso, psic?loga do Servi?o de Avalia??o e Acompanhamento T?cnico da SEMEC, foi uma das volunt?rias do A??o Volunt?ria: "Nosso trabalho ? divulgar as a?es promovidas pela SEMEC, esclarecendo a popula??o sobre seus direitos. Al?m disso, ? muito gratificante doar um pouco do nosso tempo para ajudar as pessoas", explica.

A Organiza??o N?o Governamental Grupo de Amigos da Vida - GAV tamb?m foi parceira do Dia Nacional da A??o Volunt?ria em Teresina. "Estamos fazendo uma campanha de conscientiza??o, orientando as crian?as sobre os cuidados que devem ter no tr?nsito, juntamente com seus pais. S? atrav?s da educa??o podemos trazer o respeito entre motoristas e pedestres em Teresina", disse Fransley Monteiro, sub-monitor do GAV.

A artista pl?stica Dora Parentes foi convidada pela SEMEC para realizar oficinas de pintura com as crian?as na Escola Municipal M?rio Covas: "Esse tipo de projeto ? bom tanto para n?s, volunt?rios, quanto para as crian?as, pois h? uma troca m?tua de conhecimento. Gostaria de parabenizar a SEMEC pela iniciativa, pois ? um trabalho que merece ser perpetuado e ficar?,com certeza, na mem?ria desses meninos".

O violonista Erisvaldo Borges, respons?vel pelo projeto Musicalizando Atrav?s da Pr?tica Coletiva de Viol?o, que ? desenvolvido em seis escolas municipais, fez apresenta??o de m?sicas populares, folcl?ricas e cl?ssicas com 12 alunos do projeto. "? gratificante ver a evolu??o dessas crian?as que, em seis meses, j? s?o capazes de realizar apresenta?es com um bom n?vel, principalmente para um p?blico que est? prestando servi?os t?o importantes para a comunidade", afirmou.

Facilitar o acesso aos servi?os p?blicos de uma forma menos burocr?tica ? a meta do Dia Nacional da A??o Volunt?ria. "Essas iniciativas s?o muito importantes, pois temos mais facilidade de participar das atividades que s?o desenvolvidas, como as oficinas e a expedi??o de documentos, por exemplo", afirmou Maria das Gra?as Santos, moradora do bairro Frei Dami?o.

O secret?rio municipal de Educa??o e Cultura, Washington Bonfim, concorda que o A??o Volunt?ria ? importante para a alian?a entre escola e comunidade: "Este ? um projeto que mostra, mais uma vez, o trabalho e a presen?a da SEMEC nas comunidades, na vida das pessoas. E isso reflete diretamente no bom funcionamento das escolas municipais, que podem oferecer, portanto, uma educa??o melhor para nossas crian?as", disse o secret?rio.

Os seguintes ?rg?os da administra??o municipal tamb?m colaboraram para a realiza??o do A??o Volunt?ria: Funda??o Municipal de Sa?de (FMS), Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assist?ncia Social (SEMTCAS), Funda??o Cultural Monsenhor Chaves (FCMC) e Funda??o Wall Ferraz (FWF). "Todo mundo precisa tomar iniciativas para ajudar o pr?ximo, e o A??o Volunt?ria ? uma grande oportunidade para fazermos o bem. Al?m disso, trazemos a comunidade para dentro da escola, fazendo essa integra??o entre a popula??o e a Prefeitura", concluiu o prefeito Silvio Mendes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES