“Acelerou e começou a atropelar”, diz testemunha de morto em protesto

Manifestação terminou com morte de jovem de 18 anos e doze feridos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Foi uma ignorância. Uma falta de sensibilidade e de patriotismo." Assim o analista de vendas William Rodrigo Lopes, de 27 anos, descreve o acidente que matou um jovem de 18 anos e deixou outras 12 pessoas feridas durante protesto que reuniu 20 mil pessoas na noite de quinta-feira (20) em Ribeirão Preto (SP). Lopes estava no cruzamento entre as avenidas José Adolfo Bianco Molina e Professor João Fiúsa no momento em que um carro modelo SUV atropelou os manifestantes. O motorista fugiu sem prestar socorro e não foi localizado até a publicação desta matéria.

O grupo que organizou a manifestação em Ribeirão anunciou pelas redes sociais que um novo protesto será realizado nesta sexta-feira (21) em luto pela morte do manifestante atropelado. A nova passeata está marcada para as 18h30 a partir da Esplanada do Theatro Pedro II até a Avenida João Fiúsa, local em que aconteceu o acidente.

Segundo Lopes, o carro foi contra a manifestação. "O pessoal pediu para que o carro se afastasse para que a manifestação seguisse. No começo ele hesitou, e aí o pessoal começou a se juntar em cima desse carro. Ele começou a afastar. No entanto, eu percebi que ele começou a acelerar e vir contra a multidão. O pessoal começou a se zangar", afirma.

De acordo com o analista de vendas, havia uma mulher dentro do veículo, que segundo ele chegou a brigar com o motorista. "Ela pedia para ele parar, mas ele não parou. Ele acelerou contra a multidão, que ficou mais agitada. Ele começou a atropelar as pessoas. Ficou com o carro entre o canteiro e a rua com umas três pessoas embaixo do carro. Vi claramente uma moça entre a sarjeta e a roda do carro", diz.

Os manifestantes, segundo Lopes, ficaram exaltados e começaram a balançar e a dar chutes no carro. O homem então voltou a acelerar o veículo. "Ele terminou de passar em cima das pessoas, voltou em sentido à rua e pegou o menino que estava na rua em cheio. Aí ele sumiu. Ninguém esperava isso. Era para ter sido uma manifestação bonita, limpa, e acontece essa fatalidade bem aqui, nesse ponto nobre de Ribeirão. Foi uma ignorância, uma falta de sensibilidade e de patriotismo", afirma.

Vítimas

De acordo com o médico intensivista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Leandro Mota, o jovem de 18 anos foi socorrido previamente por médicos que participavam da manifestação. "Quando eu cheguei, ele já estava sem pulso. Alguns colegas que são médicos estavam realizando a Ressuscitação Cardio pulmonar (RCP). Nós o colocamos dentro da nossa viatura para mantê-lo imóvel e dei continuidade nessa reanimação. Infelizmente isso não foi suficiente", explica.

Ainda de acordo com o médico, o jovem apresentava traumatismo cranioencefálico, fratura na coluna cervical e fratura no tórax. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do município.

Uma mulher teve fratura no membro inferior, de acordo com Mota, e foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Avenida Treze de Maio. Outra apresentava ferimentos na cabeça e um quadro de traumatismo cranioencefálico leve, e foi encaminhada ao Pronto Socorro Central.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES