Acidente da TAM é “desastre envolvido em farsa”, diz Financial Times

Acidente da TAM é “desastre envolvido em farsa”, diz Financial Times

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um artigo assinado pelo correspondente do jornal brit?nico "Financial Times" no Brasil, Jonathan Wheatley, critica duramente a resposta do governo brasileiro ao acidente envolvendo o avi?o da TAM, na semana passada.

Com o t?tulo "Desastre envolvido em farsa", o texto come?a dizendo que "? dif?cil decidir qual das a?es do governo ap?s o pior desastre da hist?ria da avia??o brasileira ? mais representativa da incompet?ncia de sua resposta a uma crise que j? durava pelo menos dez meses".

O jornalista pergunta, em seguida: "ter? sido a decis?o do presidente Luiz In?cio Lula da Silva de n?o aparecer em p?blico at? tr?s dias depois do acidente ou a de n?o fazer nenhuma declara??o nas primeiras quatro horas [sua mensagem de condol?ncias chegou depois, por exemplo, do que aquela do presidente N?stor Kirchner da Argentina]?"

O texto segue listando uma s?rie de cr?ticas ao governo, citando o fato de que o ministro da Defesa Waldir Pires negou ter responsabilidade pelo acidente repetidas vezes e afirmando que ele deveria ter sido afastado do cargo em setembro do ano passado, ap?s o acidente com o avi?o da Gol que deixou 154 mortos.

O artigo fala ainda do fato de os diretores da Anac, a Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil, terem sido condecorados "quando deveriam receber reprimendas ou as demiss?es que merecem" e comenta ainda o epis?dio da filmagem que registrou o momento em que o assessor especial da presid?ncia Marco Aur?lio Garcia comemorava a not?cia de um poss?vel problema mec?nico na aeronave.

A conclus?o do correspondente ? que "qualquer que seja a causa do acidente, ele era uma trag?dia esperando para acontecer".

"A extrema necessidade de um governo mais eficiente no Brasil nunca esteve t?o clara."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES