Antigamente conhecida como lepra, hanseníase é combatida em Teresina

A doença passa de uma pessoa infectada, que não esteja em tratamento, para outra.

Avalie a matéria:
A doença passa de uma pessoa infectada, que não esteja em tratamento, para outra. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A hanseníase é uma doença que tem cura, mas é contagiosa e necessita de atenção. Ela era conhecida antigamente como lepra e é causada por um micróbio, o bacilo de Hansen, em homenagem ao seu descobridor.

A doença passa de uma pessoa infectada, que não esteja em tratamento, para outra. O diagnóstico precoce é essencial para o êxito no tratamento. E é visando isso que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai realizar uma série de ações para esclarecer a população sobre o assunto.

A primeira ação acontece amanhã, 24, no HDIC (Hospital de Doenças Infecto Contagiosas) a partir das 7h30 com um treinamento sobre hanseníase com profissionais de saúde e demais interessados no assunto. A dermatologista e professora doutora da UFPI Ana Lúcia França estará coordenando a atividade.

A segunda ação que a FMS irá promover para abordar o tema hanseníase acontecerá sábado, 26. O Dia de Busca da Mancha Suspeita será realizado, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase. O evento acontecerá em seis Unidades de Saúde: duas da região Sul, duas das regiões Leste/Sudeste e duas da Norte.

?A pessoa que tem uma mancha branca ou vermelha, com dormência no local, poderá fazer um teste rápido e verificar se tem hanseníase?, explica Francisco Formiga, da coordenação de hanseníase da FMS. Um médico dermatologista e um enfermeiro estarão de plantão, das 8h às 18h, fazendo atendimento da população para detecção da doença.

A população da zona Norte que deseja fazer o teste para detecção da hanseníase pode procurar o Hospital do Matadouro ou o Hospital da Santa Maria da Codipi durante todo o dia 26. Na zona Leste as pessoas podem se deslocar até o Pronto Socorro do Dirceu II ou até a Unidade de Saúde Félix Francisco. Já na zona Sul, basta irem aos Centros de Saúde Vila Irmã Dulce ou do Saci.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES