Açude cenário de “Bacurau” volta a sangrar após 13 anos no Rio Grande do Norte

Início da sangria do açude, ocorrido na madrugada de quinta-feira, 04, foi comemorado com fogos pela população dos municípios de Acari e Currais Novos

Açude cenário de “Bacurau” volta a sangrar após 13 anos no Rio Grande do Norte | Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O açude de Marechal Dutra, mais conhecido como Gargalheiras, que serviu de cenário para o filme Bacurau, localizado na cidade de Acari, no Rio Grande do Norte, voltou a sangrar após 13 anos, gerando comoção entre a população, que comemorou o transbordamento do reservatório com a queima de fogos na madrugada desta quinta-feira, 04.

O reservatório é responsável pelo abastecimento de água do município de Acari e complementa o fornecimento também da cidade de Currais Novos. A capacidade máxima de armazenamento do açude de Gargalheiras é de 44.421.480,38 m³.

O local foi um dos principais cenários do filme “Bacurau”, dirigido por Kleber Mendonça Filho. Na época das filmagens, em 2018, o local estava seco.

O reservatório foi inaugurado em 1959 e teve sua primeira sangria registrada no ano de 1960. O açude, que é considerado patrimônio histórico, cultural e geográfico do Rio Grande do Norte, reuniu em seu entorno diversos moradores da região nos últimos dias, que receberam com fogos, orações e muita comemoração o movimento das águas.

O Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte estipula que, com os açudes de Gargalheiras e Dourados cheios, as populações de Acari e Currais Novos tenham aproximadamente quatro anos de abastecimento de água garantidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES