Acusada de matar ex-namorado durante sexo é sociopata, mostra laudo

Ela não poderá ser beneficiada com a progressão de regime e continuará presa no presídio feminino de Vilhena.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo laudo de sanidade mental atestou que Vânia Basílio Rocha é sociopata - pessoa com transtorno de personalidade antissocial - e não pode cumprir o restante da pena no regime semiaberto, em Vilhena (RO). Vânia está presa por ter matado o ex-namorado a facadas durante o ato sexual.

A conclusão do novo laudo, divulgado nesta quinta-feira (28), foi feita por uma junta médica designada pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO). Vânia fez o exame psiquiátrico no Hospital de Base, em Porto Velho, no dia 30 de outubro.

Diante da conclusão deste novo laudo, Vânia não poderá ser beneficiada com a progressão de regime e continuará presa no presídio feminino de Vilhena.

À Rede Amazônica, o defensor disse entender que mesmo com o novo laudo atestando problemas psicológicos, isso não é o suficiente para manter Vânia em "cárcere eterno". Primeiro que ela não foi considerada inimputável e, segundo, que o estado não teria oferecido acompanhamento de uma médica especialista.

Como Vânia já preenche os requisitos para progredir do regime de fechado para o semiaberto, o defensor diz que deve recorrer ao TJ-RO para que a decisão de primeira instância seja avaliada.

Este novo exame havia sido solicitado pela defesa para que Vânia cumprisse o restante da pena no regime semiaberto.

Em 2018, Vânia ganhou direito de progredir para o regime semiaberto, porém a Justiça ressaltou que ela teria que passar por um psiquiatra a fim de ser atestado que a detenta está apta para viver em sociedade. No exame feito à época, Vânia foi reprovada porque o laudo também indicou sociopatia.

Reprodução/Rede Amazônica 

Bom comportamento na prisão

A defesa diz que Vânia tem bom comportamento e trabalha e estuda dentro da prisão. A ré foi condenada a 13 anos de prisão, mas teve a pena reduzida para 8 anos e cumpre pena no regime fechado por ter matado o ex-namorado a facadas, durante o ato sexual, em dezembro de 2015. A defesa pediu progressão para o regime semiaberto no ano passado, mas o pedido foi negado em primeira e segunda instância.

Em janeiro deste ano, Vânia conseguiu uma autorização judicial para casar, em Vilhena. A cerimônia foi realizada no cartório da cidade e o "sim" para o noivo foi acompanhado de beijos. 

'Queria matar alguém'

Na época em que matou ex a facadas, a acusada confessou ter matado Marcos Catanio Porto e disse: "queria matar alguém". Antes do assassinato, a jovem chegou a escrever um post no Facebook afirmando não ter sido uma má namorada. A perícia no corpo de Marcos revelou que ele foi assassinado com 11 facadas.

Um laudo feito meses depois da prisão apontou que Vânia é sociopata. No júri em que foi condenada, em setembro de 2016, a acusada fez cara de fúria ao ouvir a sentença. Em setembro de 2017, a jovem foi agredida por uma detenta e chegou a sair para registrar boletim de ocorrência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES