Adapi prorroga prazo de certificação contra aftosa até dia 30

A campanha preventiva, também realizada durante o mês de maio

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A conclusão da certificação da segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa, prevista para  quinta-feira (15), foi prorrogada até o dia 30 de dezembro. O novo prazo foi publicado pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), com o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A campanha preventiva, também realizada durante o mês de maio e junho, busca imunizar cerca de 1,6 milhão de bovinos e bubalinos do território piauiense contra o vírus da aftosa.

Para os pecuaristas que perderam a etapa de vacinação, realizada durante o mês de novembro, a prorrogação da certificação dá uma nova oportunidade para esses criadores imunizarem seu rebanho. “O produtor que deixou de comprar a vacina e deseja vacinar seu rebanho, aquele que não recebeu a vacinação, deve procurar um técnico da Adapi, de qualquer um dos escritórios, e pedir uma liberação para compra da vacina junto ao comércio. O nosso profissional está autorizado a dar essa prescrição até o dia 30 de dezembro”, informa o diretor-geral da Adapi, Antônio Justino.

As lojas de produtos agropecuários só estão autorizadas a vender vacina contra febre aftosa durante a campanha de vacinação. Se por algum motivo o criador necessitar vacinar os animais fora deste prazo deve procura a Adapi para receber informações.

A entrega do relatório geral da segunda etapa de vacinação de 2016 de acordo com as instruções normativas do Ministério da Agricultura também foi prorrogada para o dia 15 de janeiro de 2017.

“No mês de novembro tivemos dificuldades devido a questão da seca, que vem afetando o Piauí e os outros estados do nordeste. Encontramos resistência por parte do criador por conta de ele achar que o gato está magro para a vacinação. Então nós temos trabalhado para convencê-los de que é importante mantermos os rebanhos imunizados e o estado livre da aftosa. Isso garante mais qualidade dos nossos produtos e melhores possibilidades de exportação”, explica Justino.

A certificação, feita pela Adapi, trabalha com dados fornecidos pelos criadores piauienses e lojas distribuidoras de produtos agropecuários. Todo pecuarista é registrado e acompanhado através de comprovantes e notas fiscais que alimentam o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec).

No sistema é possível acompanhar a movimentação dos rebanhos piauienses e monitorar a imunização de seus animais contra o vírus da aftosa e outras doenças.

A meta de vacinação, segundo a Adapi é de que 95% dos bovinos e bubalinos do estado sejam vacinados. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento indica que pelo menos 90% dos animais sejam vacinados e o Piauí tem superado essa marca. “Na primeira etapa da vacinação do ano, ocorrida nos meses de maio e junho, o Piauí obteve o índice vacinal superior a 92%. No pós-campanha, os índices subiram para um patamar próximo a 96% do rebanho vacinado”, destacou o diretor da Adapi.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES