Adesão da Universidade Estadual do Piauí ao SISU divide opinião

A notícia da adesão da Uespi ao Sisu foi aplaudida por alguns professores. Por outro lado, alguns lamentam a retirada de temas regionais do certame

Avalie a matéria:
TADEU MARTINS | “Vestibular da Uespi era uma pedra no sapato” | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Estadual do Piauí decidiu aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), passando assim a usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso dos alunos na instituição. Agora, as duas instituições públicas do Piauí utilizam esse modelo para selecionar alunos.

A notícia, no entanto, divide opiniões entre os professores que preparam os alunos para as provas. Para alguns professores do Ensino Médio, a notícia é bem-vinda pelo fato de a escola não precisar mais ter que se dividir entre conteúdos mais abrangentes, a exemplo dos cobrados no Enem, e os mais específicos, que os alunos precisam dominar para se dar bem na antiga prova do vestibular da Uespi.

?Essa foi uma notícia bemvinda e recebida com aplausos por nós professores, pois o vestibular da Uespi estava sendo uma ?pedra no sapato?. Todas as demais instituições já aderiram ao Enem e na hora de preparar o aluno nós não podíamos deixar de lado os assuntos da Uespi?, disse o coordenador do Ensino Médio de uma escola de Teresina.

A não adesão complicava, inclusive, a situação dos alunos, que se viam divididos entre os dois formatos de provas, segundo o professor. ?Após a prova do Enem, que acontece em outubro e cobra todas as disciplinas, tem a da Uespi que é específica. Isso fazia os alunos deixarem de lado os assuntos da escola para dar atenção apenas às disciplinas específicas, mas isso causava uma confusão, pois era necessário conseguir a aprovação no terceiro ano e eles ficavam com a atenção dividida?, comentou.

Por outro lado, dentre outros pontos, o que mais incomoda os professores que não veem com bons olhos o Exame Nacional do Ensino Médio, está o fato de o exame não abordar questões locais, em áreas como Literatura, Geografia e História.

?Por um lado, essa adesão é boa para a Uespi, por causa dos investimentos que a instituição receberá. Por outro, uma prova que é elaborada na região Sudeste não irá abordar questões locais e isso é uma perda muito grande. Esses conhecimentos do nosso estado serão esquecidos?, pontuou o professor Luciano Mourão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES