Adesão da Venezuela ao Mercosul será aprovada em 10 dias

Falta agora o projeto receber o crivo do plenário da Casa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o ingresso da Venezuela no Mercosul deverá ser confirmado pelo Brasil em cerca de 10 dias. Apesar das resistências de parte da oposição, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou na quinta-feira, com folga, a adesão do país vizinho ao bloco.

Falta agora o projeto receber o crivo do plenário da Casa. "Penso que daqui uma semana ou daqui 10 dias nós teremos definidos esse processo e a Venezuela será cada vez mais Mercosul", afirmou Lula durante discurso em cerimônia sobre o apoio da Embrapa para o plantio de soja na Venezuela. Lula ironizou a oposição, que convidou o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, opositor do presidente Hugo Chávez, para uma audiência pública para falar do assunto.

O prefeito disse ser a favor da entrada do país no bloco se essa adesão for condicionada a garantias de que o governo venezuelano respeitará a democracia. "Ele chegou ao Brasil e prestou um belo depoimento defendendo a entrada da Venezuela no Mercosul. Isso foi extremamente importante", comentou o presidente.

"Aqueles que queriam utilizar o prefeito como pretexto... ou seja, não deu certo." Já o presidente venezuelano, Hugo Chávez, destacou o esforço de Lula para a integração da região. "Somos uma só pátria, a pátria sul-americana. Estamos criando essa consciência e criando essa nova pátria", declarou.

A aprovação da matéria pelo Congresso brasileiro demorou a ocorrer devido à polêmica gerada pelos comentários de Chávez de que o Senado brasileiro seguia os interesses dos Estados Unidos. Dos países do Mercosul, falta ainda o Congresso do Paraguai aprovar a entrada da Venezuela no bloco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES