Adutora vai levar água tratada e impulsionar turismo no litoral do Piauí

Trata-se da conclusão da implantação de tubos para a rede de distribuição de água que se concentra no município de Luís Correia, abrangendo os povoados Barramares, Arrombado, Sobradinho, Maramar, Carnaubal e Macapá

Adutora | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), Leonardo Sobral, anunciou que uma etapa crucial da Adutora do Litoral será inaugurada em março deste ano. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (3) durante entrevista para o programa Banca de Sapateiro, apresentado pelo jornalista Arimatea Carvalho.

Trata-se da conclusão da implantação de tubos para a rede de distribuição de água que se concentra no município de Luís Correia, abrangendo os povoados Barramares, Arrombado, Sobradinho, Maramar, Carnaubal e Macapá. Essa etapa, que será inaugurada em março deste ano, vai fornecer aos moradores água tratada nas suas torneiras e destaque para o setor empresarial e turístico.

Entrevista ao programa Banca de Sapateiro (Foto: Ananda Soares)

Seguindo o cronograma de novas ligações, os próximos povoados contemplados devem ser Carapebas, Camurupim e Mexeriqueira, até chegar ao povoado de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, até junho deste ano. Dos 16 reservatórios previstos no projeto, dez já estão prontos. Em Parnaíba, no bairro Pindorama, o reservatório “pulmão”, com capacidade para 3.540 m³ de água tratada, já foi concluído.

“A Adutora do Litoral é um empreendimento que visa garantir abastecimento de água em diversos povoados na planície litorânea. Vai contemplar desde Ilha Grande, município vizinho a Parnaíba, até Cajueiro da Praia, onde fica situada a praia de Barra Grande, um ponto turístico em destaque no Piauí”, comentou Leonardo Sobral.

Leonardo Sobral (Foto: Ananda Soares)

Segundo o diretor-geral do IDEPI, a população do litoral já sente impactos econômicos que chegam por meio dos empregos gerados nas obras. Atualmente a adutora possui 133 trabalhadores empregados diretamente através da construtora responsável pelo projeto. O alcance social da obra, segundo Sobral, vai fomentar ainda mais os municípios e pequenos povoados do litoral piauiense.

Obras na Adutora do Litoral (Foto: reprodução)

“Essa adutora vai levar água tratada para vários municípios e impulsionar o turismo, proporcionando o desenvolvimento social e econômico. É um grande reforço do Governo do Piauí, uma obra que está sendo priorizada no nosso estado”, destacou.

A Adutora do Litoral possui 86 km e investimento que ultrapassa os R$55 milhões. Quando tudo estiver pronto, o sistema irá garantir o abastecimento de água nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia, proporcionando um incremento de mais 6 milhões de metros cúbicos de água na capacidade de reserva do sistema.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES