Advogada reclama do atendimento na sede da Justiça Federal no PI

Advogada Noélia Sampaio relata que há falta de segurança na área externa

População | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a pandemia, quem depende de alguns serviços prestados nas dependências do edifício-sede da Justiça Federal no Piauí, na Avenida Miguel Rosa, zona Sul de Teresina, precisa esperar sua vez do lado de fora do prédio. Essa medida tem incomodado a população devido à demora para a liberação da entrada e falta de segurança do local destinado à espera.

Cabe ressaltar que a Justiça Federal decidiu suspender os atendimentos presenciais no Piauí até o dia 30 de abril na sede e nas subseções judiciárias vinculadas. Porém, os espaços onde funcionam a agência da Caixa Econômica Federal, Ordem dos Advogados (OAB-PI) e alguns serviços excepcionais do TRJ1 operam em trabalho presencial, com algumas restrições.

População se sente insegura fora do prédio (Foto: Noélia Sampaio)

Nesta sexta-feira (30), a advogada Noélia Sampaio foi até a Justiça Federal após agendar um serviço presencial. Chegando no horário marcado, às 9h20, na 7ª Vara, recebeu uma senha e foi instruída para aguardar na calçada, fora do edifício. A situação preocupou a advogada.

"Você fica fora do prédio, no sol e correndo risco de assalto esperando para entrar. Disponibilizaram balcão virtual, que não funciona 100%. Eu tinha agendado pra 9h20, cheguei e não pude entrar. O atendimento dispensado à advocacia pela Justiça neste período de pandemia tem sido caótico, principalmente no Tribunal de Justiça do Piauí, fórum cível, e Justiça Federal", relata. De acordo com Sampaio, mesmo com as medidas implantadas para o prosseguimento dos serviços na pademia, como a disponibilização de plataformas virtuais, as dificuldades persistem.

O fato foi comunicado à Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (OAB/PI) para tomada de providências, tendo em vista que o acesso da advocacia deve ser livre nos tribunais, pois trata-se de um agendamento disponibilizado pelo sistema da Justiça. 

"A impressão que se tem, é que nada está funcionando plenamente. No balcão virtual, você passa muito tempo aguardando, chegando a passar de 40 minutos. No fórum cível, a maioria dos telefones que estão disponíveis no site não atendem e o balcão virtual não funciona em todas as varas".

O Jornal Meio Norte entrou em contato com a assessoria da Justiça Federal no Piauí. O órgão afirma que os serviços presenciais seguem suspensos e informou que a maioria da população que espera do lado de fora do edifício busca os serviços da Caixa Econômica Federal, que fica no térreo. Quanto à situação dos advogados, o orgão declara que são casos excepcionais, como entrega de alvarás. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES