Advogado é aprovado aos 92 anos na OAB: 'Tenho muito a contribuir'

De acordo com ele, o objetivo não é deixar de trabalhar, mas sim buscar novas experiências e enfrentar novos desafios.

Domingos Pereira Valverde | OAB-GO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Ainda tenho muito a contribuir e a aprender”. Aos 92 anos, Domingos Pereira Valverde tornou-se o mais novo advogado na Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO). De acordo com ele, o objetivo não é deixar de trabalhar, mas sim buscar novas experiências e enfrentar novos desafios.

“Quando me desliguei da empresa, pensei 'tô livre'. Conseguir a inscrição foi a realização de um sonho, porque queria tirar há muito tempo, mas acabava adiando por conta do trabalho”, afirma.

Domingos Valverde concluiu a graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1956. Naquela época, o registro na OAB não era obrigatório. Além disso, não se aplicava aos bacharéis nenhuma prova que avaliasse a capacitação, conhecimentos e práticas necessárias ao exercício da advocacia. 

“Você se graduava e já estava apto para o trabalho”, explica.

Diante da realidade da época, Domingos se dedicou à carreira no Banco do Brasil, onde exerceu cargos de confiança, e adiou sua inscrição provisória na OAB. Anos depois, mesmo com a aposentadoria na década de 1980, ingressou na HP Transportes, trabalhando no departamento jurídico por mais de quatro décadas.

Já em março deste ano, Domingos decidiu se aposentar e solicitar pela inscrição definitiva na OAB. Agora, ele planeja se associar a um escritório de advocacia, em Goiânia, para continuar compartilhando sua experiência. Apesar da idade, o advogado considera que está lúcido, bem de saúde, e bastante estudioso sobre a legislação.

“Aos mais jovens, aconselho mais leitura, conhecimentos gerais. Todos têm potencial de alcançar os seus objetivos se tiver persistência e perseverança. O importante é não desistir. Tendo relativa saúde e lucidez, nunca é tarde”, aconselha.

A solenidade aconteceu no último dia 29 de maio de forma on-line. Exemplo de vivacidade, o dono da inscrição 69.069 é certeiro sobre seus planos futuros: “Ainda tenho muito a contribuir e a aprender”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES