Advogados criticam proposta de honorários proposta pela OAB-PI

Dentre aspectos questionados estão: valores muito abaixo da tabela

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Advogados participaram de audiência pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí (OAB-PI) para apresentar a nova tabela de honorários advocatícios a ser implantada no Piauí.

Os profissionais alegaram a inviabilidade dos novos valores e percentuais a serem cobrados caso a tabela proposta seja aprovada pelo Conselho Estadual da OAB. A discussão ocorreu nesta sexta-feira (26), na sede da entidade.

Dentre os aspectos questionados estão: valores muito abaixo da tabela atualmente praticada; discrepâncias entre valores cobrados por serviços simples e complexos, havendo casos em que serviços com maior dificuldade de execução custam menos que serviços de menor complexidade; risco de que o Judiciário venha a interferir na cobrança dos honorários advocatícios em função dos baixos valores previstos em tabela.

"Deve ter sido uma tarefa árdua apresentar uma reformulação à tabela de honorários. Porém, qualquer estudo de precificação de honorários não pode se restringir aos aspectos econômicos do nosso estado. Deve ser tomado como base a demora do nosso Judiciário, o tempo que o advogado leva para obter qualquer provimento jurisdicional.

Também não se pode deixar de lado as complexidades das demandas judiciais", afirmou o advogado Daniel Guimarães Meneses, ressaltando que "com essa proposta a Ordem nivela advocacia por baixo. "Não houve preocupação em relação às dificuldades enfrentadas pelo advogado no dia a dia forense", resumiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES