Aeronave sobrevoou aeroporto antes de acidente com 10 feridos em SP

Acidente foi na noite desta terça-feira (1º)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um turista gravou a aeronave durante sobrevoo na região do aeroporto de Ubatuba (SP) antes do acidente que deixou dez feridos no começo da noite desta terça-feira (1º). As vítimas foram socorridas e já tiveram alta.  No vídeo, o avião aparece em uma manobra de aterrisagem, se aproximando da pista do aeroporto. Pouco depois, desaparece entre as árvores. Em seguida, surge descendo e desaparece novamente.

A informação obtida com a polícia é que o piloto não teria conseguido pousar e precisou arremeter - manobra de tentar subir novamente com o avião. A ação não teve sucesso e o avião acabou parando em um terreno vizinho ao aeroporto, perto da rodovia Rio-Santos.

O registro foi feito pelo empresário Robson Fernandes, que mora em Cruzeiro e está passando o feriado prolongado no litoral.

"Eu estava na piscina do prédio, que fica do lado do aeroporto, quando comecei a filmar a aterrissagem porque achei o barulho interessante. Nunca tinha visto um avião tão grande pousar tão perto. Foi aí que percebi a manobra estranha para voltar para o ar e depois o avião sumiu", contou.

Ele disse que não ouviu o barulho da aterrisagem, mas minutos depois notou a presença de ambulâncias e policiais na aérea.

Acidente

Segundo a Polícia Ambiental, o avião vinha de Angra dos Reis (RJ). Duas pessoas tiveram ferimentos moderados e oito leves. Quatro vítimas foram socorridas pelos bombeiros e levadas para a Santa Casa da cidade, e tiveram alta na mesma noite.

De acordo com os bombeiros, houve vazamento de combustível no terreno, que foi interditado por causa do risco de incêndio.

O avião é um PC-12, da fabricante Pilatus com capacidade de até 9 passageiros, além do piloto. Ele está locado pela Wheaton Brasil Vidros S.A. O avião está com todos os certificados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em dia.

Investigação

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 4), informou em nota nesta quarta-feira (2) que o órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vai se deslocar ainda nesta quarta para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-WBT.

"A ação inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos", explicou a nota A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES