Aeroporto de São Raimundo é considerado uma ameaça e recebe interdição da Anac

Invasão das áreas laterais levou à interdição do aeroporto considerado ameaça pela Anac

Aeroporto de São Raimundo opera de forma clandestina | Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aeroporto de S?o Raimundo Nonato est? operando desde outubro de 2003 de forma irregular, em raz?o de interdi??o decretada pela Ag?ncia Nacional de A??o Civil (Anac). A interdi??o, datada de de 28 de outubro daquele ano, teve como motivo a inva??o das ?reas laterais da pista de pouso, que hoje est? transformada em uma avenida, com casas e at? bar a poucos metros do asfalto. Isso transforma os pousos em opera?es clandestinas, fora do controle do sistema a?reo nacional.

Apesar da interdi??o, a pista segue sendo utilizada pelos mais diversos usu?rios, incluindo as aeronaves de pol?ticos, empresas e at? da entrega do malote do Banco do Brasil. A gravidade do problema levou a Anac a exigir que a prefeitura municipal de S?o Raimundo, respons?vel pela administra??o do aeroporto, adotasse provid?ncias para que a interdi??o fosse respeitada.

Para a Anac, qualquer plano de v?o que inclua um aeroporto sem autoriza??o ? considerado uma falsifica??o. Al?m disso, ? considerado uma amea?a ? seguran?a do sistema a?reo brasileiro, implicando em riscos ?s aeronaves que operam nas rotas regulares. O desrespeito ? interdi??o da pista fica evidente com o funcionamento regular de um hangar dentro da ?rea do aeroporto, com pousos sistem?ticos de aeronaves de m?dio e pequeno porte.

Anac cobra a?es

Diante da gravidade do problema e dos riscos de acidentes do local, a Anac enviou of?cio ? Prefeitura Municipal de S?o Raimundo no ?ltimo dia 20 de fevereiro. Assinado por Ant?nio Osvaldo Fernandes, Gerente Regional da ag?ncia, lotado em Recife, o of?cio cobra medidas do poder municipal, fazendo inclusive a indica??o de como deve ser feita a sinaliza??o que deixe evidente aos pilotos a interdi??o do local.

Segundo o documento, a prefeitura deve, a cada 300 metros e nas cabeceiras da pista, pintar grandes sinais em forma de ?x?. O documento chega a detalhar a dimens?o desses sinais: 14 metros de altura por 14 de largura, cada perna do ?x? contando com dois metros de largura. Como advert?ncia, enfatiza a gravidade do uso da pista tanto pelos riscos para os que pousam e decolam do local como tamb?m para o sistema a?reo nacional.

Lit?gio pela terra

Os problemas do aeroporto remontam a princ?pios de 2003, quando come?aram as invas?es das ?reas laterais da pista, sem a dist?ncia exigida para observa??o dos crit?rios de seguran?a. Hoje a pista funciona como avenida, com o tr?nsito de pedestres, ciclistas e ve?culos.

O problema ganha um ingrediente a mais: fam?lias que invadiram o espa?o do velho aeroporto agora disputam na Justi?a a posse da terra, em muitos casos em a?es que colocam essas fam?lias em campos opostos.

O velho aeroporto de S?o Raimundo Nonato foi autorizado a funcionar em 1954, ficando sob a responsabilidade direta do Minist?rio da Aeron?utica. Em 1996, foi firmado conv?nio entre o minist?rio e a Prefeitura Municipal, esta passando a responder pelo funcionamento e manuten??o da ?rea. O conv?nio tem validade de 15 anos.

Como o novo aeroporto de S?o Raimundo ainda est? em fase inicial de constru??o, a velha pista segue sendo utilizada, apesar da interdi??o feita pela Anac.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES