Aeroporto de São Raimundo Nonato está concluído

No dia 29 será inaugurada a pista do aeroporto internacional de São Raimundo Nonato

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inauguração da primeira etapa das obras do aeroporto internacional de São Raimundo Nonato já tem data para acontecer. O Governador Wellington Dias e o secretário estadual de turismo, Sílvio Leite, anunciaram, durante o Piauí Sampa, que a pista do aeroporto internacional de São Raimundo Nonato foi concluída no último sábado e que, no dia 29 de junho, deverá acontecer sua inauguração. No entanto, já se estuda a possibilidade de realização de um vôo, antes da data prevista.

De acordo com o secretário, a pista está concluída mas falta ainda a homologação por parte da Aeronáutica para a realização de pousos e decolagens. ?A estrutura da pista está toda concluída. O que está faltando é a homologação dessa pista, para que os vôos sejam realizados em circuito comercial?, explicou, acrescentando que a homologação deverá acontecer até o final do mês.

Nessa primeira etapa, a pista já possui mais de 1650 metros de extensão. Depois disso, ela deverá ser ampliada em mais 850 metros. Mas, de acordo com o secretário, a estrutura existente já permite o recebimento de aeronaves de grande porte, o que já dá sustentação para a realização do Congresso Internacional de Arqueologia, que será realizado entre os dias 29 de junho a 03 de julho. A abertura do evento deverá contar com a presença do presidente Lula e do Ministro do Turismo, Luís Barreto.

Sílvio Leite enfatizou que as obras do aeroporto internacional ainda estão em andamento. ?O que foi concluída foi a pista de pouso. As obras devem seguir até dezembro?, frisa. Segundo informações do engenheiro Valdir Marques, um dos responsáveis pela obra, os trabalhos para conclusão do aeroporto estão sendo feitos 24 horas. Os 262 homens estão trabalhando em regime de revesamento para que as obras não parem e sejam concluídas o mais rápido possível.

No Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato os investimentos para a construção da pista e pátio de estacionamento, já chegam a R$ 16 milhões, recursos oriundos de parceria entre o Governo do Piauí e o Governo Federal, através do Ministério do Turismo. Uma pista de rolamento com base e sub-base também está concluída. A pista possui 45 metros de largura e atende as exigências da Anac.

Os trabalhos agora estão concentrados na conclusão do pátio de estacionamento de aeronaves. Com 12 mil metros quadrados de extensão, o pátio de estacionamento terá estrutura para o recebimento de até três aeronaves ao mesmo tempo. Sílvio Leite acrescentou que uma casa de passageiros está sendo montada para receber os participantes do Congresso Internacional de Arte Rupestre. A licitação para a construção da Casa de Passageiros já foi realizada e custará cerca de R$ 8,5 milhões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES