Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Aeroporto Serra da Capivara se prepara para voos comerciais

A expectativa é que sejam atraídos voos nacionais e internacionais

Compartilhe
Google Whatsapp

Por André Pessoa

Com a iminente aprovação da reforma da Previdência e a chegada ao Brasil de empresas aéreas conhecidas como low cost, ou baixo custo, numa tradução livre para o português, finalmente o Aeroporto Serra da Capivara, na zona rural de São Raimundo Nonato (525 Km de Teresina), deve ser viabilizado e receber voos comerciais.

A expectativa do trade turístico que opera na região do Parque Nacional Serra da Capivara - Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco - é que empresas nacionais e internacionais manifestem interesse em criar uma rota que inclua o mais belo aeroporto do interior nordestino.

Considerado um aeroporto estratégico pela sua localização, bem no meio do caminho entre as capitais Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Teresina, ele deve ser usado pelas empresas como uma espécie de escala técnica entre essas metrópoles, beneficiando toda a microrregião de São Raimundo Nonato e cidades do extremo Norte da Bahia.

André Pessoa


Para que isso funcione efetivamente, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e o especialista  Tony Mesquita, diretor da ESAERO Aiports, estão em tratativas com as autoridades de Brasília para a construção de um Posto de Abastecimento no Aeroporto (PAA). No último dia 9 de abril eles estiveram em audiência para tratar do tema na capital federal.

A obra é apontada pelos especialistas como uma das últimas ações de infraestrutura para que realmente as empresas aéreas comecem a desenvolver projetos que incluam o Aeroporto Serra da Capivara em suas rotas. O aeroporto, que tem uma pista de 1.650x45 metros pavimentada, já conta com balizamento noturno, equipamentos de contra incêndio, incluindo o CCI – Caminhão Contra Incêndio, esteira de bagagens e toda uma equipe de funcionários especializados em operação aeroportuária, inclusive com instalação recente de itens de segurança. 

Coordenação busca viabilizar voos para o Piauí

O Aeroporto Serra da Capivara faz parte de uma rede de pequenos aeroportos do interior piauiense administrados pelo Governo do Piauí, através da empresa ESAERO Airports, criada em 2006 na cidade de Recife (PE). 

Com o intuito de expandir os trabalhos na área da aviação, contemplando serviços voltados para a infraestrutura aeroportuária de aeródromos de pequeno e médio porte, serviços direcionados para a aviação civil e a realização de eventos ligados à temática da aviação, a empresa transferiu sua sede social para a cidade de Teresina (PI).

André Pessoa


Coordenada por Tony Mesquita, que tem passagens profissionais por aeroportosdo Canandá, dos Estados Unidos e de várias regiões do Brasil, como, por exemplo, o aeroporto de Araguaina, um dos maiores e mais movimentados do Tocantins, onde ainda hoje ele desenvolve trabalhos, ele tem se dedicado ao Piauí visando aperfeiçoar a rede de aeroportos do interior.

Mesquita usa seu know-how (experiência numa tradução livre para o português), com objetivo de viabilizar voos comerciais para o Piauí. Tratativas com empresas como Azul e Passaredo fazem parte das suas últimas ações em busca de trazer uma rota nacional para o Aeroporto Serra da Capivara e, com isso, incrementar o turismo na área do Parque Nacional Serra da Capivara.

Esaero investe em serviços de segurança

Mesmo a categoria do aeroporto não exigindo alguns itens de segurança, a ESAERO Aiports vem realizando investimentos e melhorias nos serviços de segurança do Aeroporto Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. Todo esse cuidado se reflete nas vistorias sem ocorrências, pelas quais o aeroporto tem passado junto ao órgão regulador e fiscalizador (ANAC).

André Pessoa


A iniciativa, sob a coordenação de Tony Mesquita, visa garantir a segurança dos usuários do terminal aeroportuário e também é uma das ações para preparar o aeroporto para receber voos comerciais com a segurança necessária e exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Segundo a gerente de Segurança da ESAERO, Nathalya Andrade, especialista em aviação civil, o detector de metais instalado em São Raimundo Nonato é do tipo portal. "Ele tem tecnologia de acesso com interface de comunicação baseado em técnica digital", explicou. 

"Essa ação é o pontapé inicial de um projeto mais amplo de desenvolvimento do chamado 'Canal de Inspeção de Pessoas', visando aumentar o nível de segurança contra atos de interferência ilícita no aeroporto", garantiu Nathalya Andrade, acrescentando que nos próximos meses outras ações serão desenvolvidas não apenas no Aeroporto Serra da Capivara, como nos demais terminais aeroportuários administrados pela ESAERO no interior do Piauí. (A.P.)


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×