Aferição da pressão arterial em crianças reduz hipertensos

A hipertensão arterial não é mais uma doença exclusiva dos adultos.

Cardiologista Júlio César A. Ferreira Filho. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a incidência cada vez mais frequente das doenças cardíacas em jovens é fundamental a busca por um diagnóstico precoce, como forma de prevenir essas patologias. Especialistas recomendam a aferição da pressão arterial em crianças a partir dos 3 anos, nas consultas com o pediatra. Para evitar as conseqüências dos males do coração é importante que os pais ou responsáveis realizem acompanhamento médico desde cedo e estejam sempre atentos a alimentação e ao estilo de vida da criança.

Para o cardiologista Júlio César A. Ferreira Filho, a hipertensão arterial não é mais uma doença exclusiva dos adultos e como a maioria dos pediatras não tem o hábito de aferir a pressão arterial na consulta de rotina, os problemas cardíacos acabam se tornando algo desconhecido.?Quando é diagnosticada uma criança com pressão alta, imediatamente deve-se procurar a origem deste problema, pois a incidência de doenças cardíacas nessa faixa aumenta e quanto menor for a criança e mais alta estiver a pressão, maior a probabilidade de se encontrar a causa?, explica o cardiologista.

A hipertensão é menos frequente na população infantil do que adulta, mas a hereditariedade contribui como um fator de risco para a evolução da doença. A hipertensão secundária está associada ao excesso de peso, nível reduzido de atividade física e consumo excessivo de sódio. Dentre as causas mais comuns da pressão alta em crianças aparecem as doenças renais, como as chamadas nefrites, a qual é uma doença inflamatória no rim, que pode ser aguda ou crônica.

?Quando diagnosticamos a hipertensão secundária levamos em consideração o histórico familiar, o que pode desenvolver a propensão desta possibilidade ainda na fase intrauterina. Assim, é essencial o diagnostico precoce para um tratamento eficiente?, destaca o médico, que é especialista em ecocardiograma transtorácico adulto e pediátrico.

Júlio César Ferreira Filho explica ainda que é preciso realizar uma atividade física paralelamente a uma alimentação equilibrada. ?Os pais devem ter atenção na merenda escolar da criança, pois biscoitos recheados, hamburgueses, refrigerantes são alguns dos itens oferecidos nas cantinas. Oferecer uma alimentação adequada e incentivar a prática de atividades físicas são exemplos de prevenção?, enfatiza o cardiologista.

A pressão arterial em crianças varia de acordo com a idade, sexo e altura. Considerando estes dados o pediatra define se a pressão está na faixa ideal para idade ou se está fora dos padrões. Deste modo, é necessário, nas visitas ao pediatra, aferir em pelo menos três ocasiões diferentes a pressão arterial da criança. Os aparelhos de aferição são os mesmos usados em adultos, mas devem ser adequados à espessura dos braços das crianças, cobrindo 2/3 do braço.

Causas de Hipertensão Arterial (HA):

70% Doença do parênquima renal

11,5% Essencial (Hipertensão Arterial do adulto)

10% Doença vascular renal

5% Doença cardio vascular

3% Doença endócrina

1% Doença do sistema nervoso central



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES