Agência espacial realiza primeira transmissão ao vivo de Marte; confira!

A transmissão ao vivo teve início por volta das 13h (horário de Brasília) através do canal do YouTube da ESA (Agência Espacial Europeia).

Agência espacial realiza primeira transmissão ao vivo de Marte | Reprodução/ESA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela primeira vez a Agência Espacial Europeia (ESA) transmitiu, ao vivo, nessa sexta-feira (02), imagens inéditas captadas de Marte. Os registros foram feitos através de um observador espacial em tempo real, porém com delay de 18 minutos entre a órbita do planeta e a antena de captação da Terra.

A fim de comemorar os 20 anos do lançamento da Mars Express, a primeira missão espacial europeia não tripulada destinada a investigar a presença de água em Marte, foi realizada uma iniciativa inédita de transmitir imagens marcianas em tempo real. A transmissão exibiu novas imagens do planeta a cada 50 segundos, proporcionando um vislumbre atualizado de Marte.

Agência espacial realiza primeira transmissão ao vivo de Marte (Foto: Reprodução/ESA)A transmissão ao vivo teve início por volta das 13h (horário de Brasília) através do canal do YouTube da ESA (Agência Espacial Europeia). Conforme a agência, um "delay" de 18 minutos foi registrado fazendo com que as imagens chegassem à tela do espectador durante a transmissão.

Esse atraso ocorre devido ao tempo necessário para a luz viajar de Marte até a Terra, que atualmente leva cerca de 17 minutos. Além disso, é percebido aproximadamente um minuto para que os dados percorram os cabos e servidores no solo antes de serem exibidos.

As imagens exibidas possuem uma qualidade relativamente baixa. Isso ocorre devido ao fato de a câmera de observação utilizada na transmissão ser antiga e não ter sido projetada especificamente para esse tipo de projeto. Ainda assim os telespectadores conseguiram observar os detalhes de Marte.

“Esta é uma câmera que foi originalmente planejada para fins de engenharia, a uma distância de quase três milhões de quilômetros da Terra – isso nunca foi tentado antes”, descreveu James Godfrey, gerente de operações de veículos espaciais da ESA.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES