Agência francesa suspenderá vendas do anticoncepcional Diane 35

Medida deve ocorrer em três meses, após quatro mulheres terem morrido. Anvisa diz que está acompanhando o caso para avaliar futuras medidas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência de Segurança Nacional de Medicamento e Produtos de Saúde (ANSM) da França anunciou nesta quarta-feira (30) que vai suspender no país a autorização para comercializar a pílula anticoncepcional Diane 35 e seus genéricos.

O contraceptivo do laboratório Bayer é usado normalmente para tratamento contra acne e foi responsável pela morte de quatro pessoas por trombose (formação de coágulos sanguíneos) nos últimos 25 anos.

O "procedimento de suspensão da autorização de comercialização" será efetivo no prazo de três meses, informou o diretor-geral da ANSM, Dominique Maraninchi, que recomenda aos pacientes não interromper bruscamente o tratamento nesse período.

O jornal francês "Le Figaro" apontou sete mortes relacionadas ao remédio, e a ANSM informou que, em dois dos três casos mencionados, a morte foi consequência de "doenças subjacentes" das pacientes.

No Brasil

Aqui no país, onde o Diane 35 também é vendido, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que está acompanhando o caso para avaliar quais medidas devem ser tomadas.

Até o momento, o sistema de notificação da Anvisa não recebeu relatos de profissionais de saúde sobre o problema. No Brasil, a bula do medicamento já traz alertas referentes ao risco de trombose arterial ou venosa por conta do uso desse anticoncepcional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES