Agentes recebem tablets para acelerar cadastro de 289mil pessoas noSUS

O presidente da FMS, Charles Silveira, explica que houve mudança na forma de financiamento da Atenção Básica e o Governo Federal quer que Teresina cadastre 70% da população.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (12) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realizou a entrega simbólica de tablets para os Agentes de Comunitários de Saúde (ACS), em solenidade ocorrida na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Memorare. Os novos equipamentos irão agilizar o processo de cadastramento de 289 mil teresinenses nas UBSs, ação necessária para o envio de recurso do Governo Federal, que financia a Atenção Básica.

O presidente da FMS, Charles Silveira, explica que houve mudança na forma de financiamento da Atenção Básica e o Governo Federal quer que Teresina cadastre 70% da população. “Já cadastramos 66%, mas a nossa meta é cadastrar 100%. Para isso, os nossos agentes, devidamente fardados e com tablets, estão visitando as casas. A população também pode se dirigir às UBSs, portando documentos pessoais”, Charles.

Atualmente, os agentes comunitários fazem visitas domiciliares e preenchem os formulários de saúde manualmente e depois repassam as informações para os computadores. “Nosso intuito é agilizar o trabalho desses profissionais, utilizando a tecnologia a favor da saúde. Inicialmente serão entregues 200 tablets, mas a previsão é de que todos os agentes, que são mais de 1.300, recebam esse dispositivo”, finaliza o presidente.

O agente comunitário de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Memorare, Luís Carlos, avaliou como positiva a aquisição dos tablets. “Foi um bom investimento feito pela FMS e através desses aparelhos nosso trabalho vai ficar mais prático em relação aos cadastros individuais e domiciliares. Antigamente utilizávamos folhas, dava mais trabalho e tínhamos que digitar no computador ao chegar na UBS”, conta.

Os tablets contêm o sistema E-SUS, onde os agentes irão registrar informações relevantes sobre condições de saúde e de vida das famílias. “Isso irá contribuir para traçar, no tempo oportuno, o perfil epidemiológico das regiões da cidade, contribuindo para criação de políticas públicas na saúde. Ficamos felizes com essas melhorias que estão sendo implementadas na Atenção Básica”, afirma o diretor de Atenção Básica da FMS, Francisco Pádua.

Teresina conta com 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas em todas as zonas e administradas pela FMS. Nestes locais, os usuários podem receber atendimento básico nas áreas clínicas. São ofertadas consultas médicas e de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, exames, tratamento odontológico, fornecimento de medicação básica e, quando necessário, encaminhamento para consultas especializadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES