Agressões a jornalistas cresceram 166% nos últimos 12 meses, diz Abert

Os dados fazem parte do Relatório para a Liberdade de Imprensa 2012-2013

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de agressões a jornalistas e de vandalismo a veículos pertencentes a empresas de comunicação mais do que dobrou nos últimos 12 meses no Brasil. Desde outubro do ano passado, foram registradas 136 violações contra a imprensa, contra 51 casos entre outubro de 2011 e outubro de 2012. O crescimento é de aproximadamente 166,6%.

Os dados fazem parte do Relatório para a Liberdade de Imprensa 2012-2013, lançado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) durante a 43ª Assembleia Geral da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), que começou na segunda-feira e prossegue até amanhã, no Rio de Janeiro. O documento informa ainda que, nos últimos 12 meses, cinco jornalistas foram assassinados no País.

O presidente da Abert, Daniel Slaviero, ressaltou que os casos de agressão a jornalistas se acentuaram desde a eclosão dos protestos no País e vieram tanto dos manifestantes quanto da polícia. "O aumento exponencial está atrelado aos protestos que começaram a partir de junho. As agressões vieram de ambos os lados. De uma minoria que se misturou a uma multidão pacífica que estava protestando e começou a depredar bens públicos e privados e atingir os veículos e profissionais de imprensa. Mas também veio da repressão policial, o que nos obriga a uma reflexão sobre o Estado como garantidor de uma das principais liberdades e um dos pilares da democracia brasileira."

O jornalista considerou que os números indicam retrocesso na liberdade de imprensa no País. "No ano passado, foram 51 violações, entre agressões, intimidações e atos de vandalismo. Este ano, foram 136, sendo que quase 90 ocorreram de junho para cá. Só no dia 7 de setembro, foram mais de 20 notificações no Brasil inteiro, de agressões contra profissionais e veículos de comunicação. Mais do que dobrou o número de violações. Isto mostra que 2013 será marcado pelo regresso da liberdade de expressão em nosso país", disse Slaviero.

Para o presidente da Abert, o relatório mostra que é preciso manter a vigilância e a defesa da liberdade de expressão, mesmo em tempos democráticos. "Temos dois fatos importantes no relatório. Primeiro, o crescimento explosivo das violações contra jornalistas e empresas de comunicação, seja por agressões, intimidações ou atos de vandalismo contra veículos e infraestrutura dessas emissoras. E, segundo, isso mostra que, no ano em que completamos 25 anos da Constituição, a liberdade de expressão ainda é um bem em consolidação em nosso país. Na medida em que o trabalho da imprensa tem sofrido restrições e ela deixa de informar à população, quem mais perde é a sociedade brasileira". A íntegra do relatório pode ser acessada na página da Abert.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES