SEÇÕES

Agricultor promove curso de Agrofloresta em fazenda no Piauí

A atividade é uma imersão sobre troca de ideias e experiência voltada ao cuidado com a natureza e com as pessoas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre os dias 9 a 11 de agosto, a Associação dos Agricultores Familiares da Serra dos Paus Dóias (Agrodóia) promove o curso de Floresta com o agricultor agroflorestal e pedagogo Vilmar Lermen e a presidente da Agrodóia, Maria Sivanete. O encontro, que tem como tema "Conhecimentos para plano sustentável de alimentos e recuperação de florestas", funcionará como um retiro de encontro com a natureza na fazenda Formosa, em União, Piauí.

Conciliar produtividade agrícola e recuperação ambiental no mesmo espaço é possível? Para muitos, essa questão tem uma resposta simples: Agroflorestas. A atividade é uma imersão sobre troca de ideias e experiência voltada ao cuidado com a natureza e com as pessoas, associada ao desenvolvimento do território local, por meio de uma programação especial com aulas teóricas e práticas.

"Iremos propor uma filosofia com a capacidade de observar o que faz bem ou mal para a terra, podendo agir. Devemos ser um protetor da terra e dos animais, e na realidade estamos fazendo o contrário, explorando os animais e a terra, e isso só vem ocasionando vários problemas no planeta em si", relatou o organizador do curso, Igor Medeiros.

Para Igor Medeiros, as temáticas socioambientais compõem uma importante agenda, especialmente em razão da complexidade dos dilemas da vida contemporânea e de suas consequências para as sociedades atuais e vindouras. Segundo ele, é preciso pensar numa questão de mudança de estilo de vida.

Outra iniciativa do curso é que ele "trabalhará na perspectiva de fortalecer a organização econômica das famílias agricultoras da região, desenvolvendo formas de cooperação que ajudem na produção, beneficiamento, comercialização da produção e no manejo sustentável de áreas florestais", complementa Igor.

Sistemas Agroflorestais são apontados como relevantes técnicas de recuperação de áreas degradadas. O método baseado na dinâmica, ecologia e gestão de recursos naturais, que, por meio da integração de árvores na propriedade e na paisagem agrícola, diversificam e sustentam a produção com maiores benefícios sociais, econômicos e ambientais.

Participação - A programação de três dias oferece hospedagem e alimentação. Interessados podem buscar mais informações ou se inscrever através do telefone (86) 99900-8844. O investimento custa R$ 480,00 e as vagas são limitadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos