Água das lagoas na zona Norte é monitorada através de teste em THE

A coleta e análise da água são realizadas a cada trimestre

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de monitorar a qualidade da água da região do Programa Lagoas do Norte, a Prefeitura de Teresina realizou a terceira coleta da água das lagoas, da Estação Tratamento de Esgotos do Pirajá (ETE Pirajá) e dos rios Parnaíba e Poti. O teste final está marcado para dezembro e a ação visa verificar a ocorrência de uma melhoria geral e significativa da qualidade desses mananciais.

O monitoramento da qualidade da água é realizado antes e após a implantação da obra de esgotamento sanitário na área de intervenção do Programa Lagoas do Norte. “Antes do Programa, os esgotos eram lançados diretamente nas lagoas. O Lagoas do Norte está finalizando a implantação da rede de esgotos e irá realizar a interligação das residências com a rede coletora, de forma que os esgotos deixem de ser lançados nas lagoas e cheguem aos rios já tratados”, explicou Zelinda de Oliveira, bióloga e educadora ambiental do Programa Lagoas do Norte.

A coleta e análise da água são realizadas a cada trimestre pela Unidade de Projeto Socioambiental (UPS) do Programa Lagoas do Norte, em parceria com a Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (GEVISAST) e a Agespisa, e faz parte do Programa de Gestão Ambiental do Programa Lagoas do Norte.

“Esse monitoramento é fundamental para avaliação da melhoria na qualidade da água das lagoas após o funcionamento da rede de esgoto. Os dados coletados atualmente servirão, no futuro, como indicadores para avaliar a evolução da qualidade das águas desses mananciais. É preciso deixar claro que o processo de despoluição das lagoas é de médio a longo prazo, após o funcionamento da rede coletora de esgotos”, completou Zelinda de Oliveira.

A bióloga e educadora ambiental ressaltou ainda o trabalho permanente da equipe do Programa Lagoas do Norte junto à comunidade, a fim de consolidar uma cultura de preservação às lagoas e às espécies vegetais e animais daquela região.

“Além das obras físicas de limpeza das lagoas e dos canais, de controle do fluxo de águas pluviais, de esgotamento sanitário e de melhoria do sistema de abastecimento de água, o Programa Lagoas do Norte mantém uma equipe em permanente trabalho com a comunidade, em ações de educação e preservação ambiental. Essas atividades são fundamentais para que a população se aproprie da riqueza natural da região em que vive, ajudando a preservar o meio ambiente”, encerrou Zelinda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES