Águas de Teresina abre inscrições para oficina audiovisual gratuita

O projeto, de idealização da Numen Produtora, incentiva a produção de mini-documentários sobre sustentabilidade

Águas de Teresina abre inscrições para oficina audiovisual gratuita | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Águas de Teresina está com inscrições abertas para o projeto Cultura Sustentável. A ação é uma iniciativa da produtora cultural Numen, que utiliza a arte como vetor de transformação social, ambiental e urbana. Serão oferecidos curso prático e videoaulas gratuitas sobre a produção de vídeos com temas relacionados à sustentabilidade. A oficina será destinada principalmente aos adolescentes, a partir dos 13 anos, e jovens adultos de Teresina. Não é preciso ter conhecimento prévio em audiovisual para participar. As vagas ficam abertas até 30 de agosto.

O projeto se dividirá em duas etapas. Na primeira, que acontece entre os dias 02 e 16 de agosto, serão disponibilizadas sete videoaulas, com 08 minutos de duração cada, no canal do YouTube. Os episódios abordam desde a história do cinema às técnicas que podem ser utilizadas na gravação de vídeos com o celular.

 Não é preciso ter conhecimento prévio em audiovisual para participar -Foto: Divulgação

A partir da seleção dos alunos, no dia 6 de setembro começarão as oficinas online, que contarão com aulas virtuais sobre a produção de curtas-metragens documentais, produzidos por smartphones, com temática de sustentabilidade. Após completarem essa etapa, haverá a emissão de certificados. Dos 60 estudantes que participarão dessa parte, cinco terão suas produções selecionadas para serem apresentadas no evento regional do projeto e estarão concorrendo à premiação de um smartphone novo.

O evento regional será realizado por meio de uma live no YouTube no dia 13 de novembro, e ficará posteriormente disponível no canal do Cultura Sustentável com legendagem descritiva. Como o projeto será disponibilizado também para as cidades de Timon (MA) e Campo Grande (MS), será realizado um evento nacional, no dia 27 de novembro, com um teaser de todos os vídeos documentais selecionados e a revelação da premiação.

Realizado a partir da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto Cultura Sustentável é executado pela Numen Produtora, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Teresina, e é oferecido pela Aegea Saneamento e a sua concessionária local Águas de Teresina.

“Para Aegea, é um imenso orgulho apoiar o projeto Cultura Sustentável em importantes cidades atendidas pela companhia. Promover vidas mais dignas e saudáveis por meio dos nossos serviços em saneamento básico já está diretamente conectado com nossas premissas sustentáveis, sendo a água o principal elemento da vida. A Aegea acredita que a aproximação com a população local é essencial para transformação da realidade das pessoas e do meio ambiente,” destaca Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea Saneamento.

“A Águas de Teresina busca constantemente por soluções inovadoras com o objetivo de obter uma melhoria contínua e sustentável dos seus processos. O relacionamento com a população, a partir de nossos projetos sociais, reforça esse compromisso, principalmente no que se refere ao desenvolvimento humano das comunidades onde atuamos”, destaca o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.

“A atuação social faz parte da nossa história e do nosso propósito, além de representar um compromisso com a sociedade. Oferecer a oficina é uma forma de valorizar os nossos jovens para que eles sejam amigos do meio ambiente e, ainda, capacitá-los para possíveis oportunidades no mercado de trabalho”, finaliza Bárbara Melo, gerente de Sustentabilidade da Águas de Teresina.

Sobre a Numen

Sediada em Campinas (SP), a Numen Produtora atua no país todo, realizando projetos de sustentabilidade, urbanismo e cultura. A partir de estudos sociais, a produtora estuda a demanda de cada cidade que atua, escolhendo quais iniciativas seriam mais benéficas para a comunidade. O seu intuito é levar recursos e ferramentas para a população seguir a realizar ações de transformação social após a realização dos projetos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES