Águas de Teresina comemora cumprimento de metas e anuncia obras para 2023

O diretor-executivo da concessionária, Fernando Lima, anunciou que o próximo passo é a implantação de um interceptor de esgoto na Avenida Maranhão.

AT | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Águas de Teresina completou cinco anos de atuação na capital piauiense em 2022. Para comemorar, a empresa realizou nesta sexta-feira (04) uma reunião com a equipe da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) para destacar os resultados atingidos e as projeções para 2023 no âmbito do abastecimento de água e tratamento de esgoto.

Após alcançar a universalização do acesso à água na zona urbana em 2020, a empresa agora concentra suas ações nos avanços do esgotamento sanitário. Atualmente, Teresina tem 42,6% de cobertura de esgoto e a meta é chegar aos 59% até o final de 2024. A empresa garantiu que os investimentos no abastecimento da cidade continuam em todas as regiões.

Águas de Teresina define projeções para 2023 (Foto: Raissa Morais) 

O diretor-executivo da concessionária, Fernando Lima, anunciou que o próximo passo é a implantação de um interceptor de esgoto na Avenida Maranhão. Um tubo vai ajudar a controlar o fluxo de esgoto que recebe das linhas principais e, ocasionalmente, do escoamento das águas pluviais.

O componente terá 7 km de extensão e vai começar no bairro Saci e finalizar na estação do Pirajá, zona Norte. A obra deve começar por volta do mês de maio e vai contemplar as regiões do Centro e Centro Sul de Teresina. Fernando Lima frisou que a população será previamente informada sobre os impactos das obras no trânsito e no comércio da região.

Águas de Teresina define projeções para 2023 (Foto: Raissa Morais) 

“O esgotamento sanitário é o nosso maior desafio. Fazer tudo isso em uma cidade pronta exige muito trabalho e apoio de todos os órgãos da prefeitura para que os impactos sejam minimizados, por isso, já estamos desenvolvendo um planejamento sobre os impactos da implantação do interceptor nos comércios e ruas para comunicar às pessoas”, comentou.

O diretor-presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado, comemorou o cumprimento das metas estabelecidas pela empresa e destacou que as ações sociais seguem transformando vidas. “Temos mais de quinze projetos sociais que também recebem o apoio da Prefeitura de Teresina, com ações destinadas à educação, saúde e geração de renda. É uma responsabilidade muito grande em poder ajudar a população mais vulnerável”, expressou.

Jacy Prado, diretor-presidente da Águas de Teresina (Foto: Raissa Morais)

A Águas de Teresina chegou ao município em 2017 para cuidar do abastecimento de água e do tratamento de esgoto da zona urbana. Equipes treinadas foram deslocadas para revitalizar e implantar redes de abastecimento de água e coleta de esgoto com tecnologia e rapidez. Além disso, o programa Tarifa Social, que concede descontos na conta mensal de pessoas de baixa renda, já alcança mais de 12 mil famílias teresinenses.

Ao longo dos cinco anos, foram vários desafios, como a ampliação e reforma das Estações de Tratamento de Água (ETA) e a instalação de bombas para aumentar a pressão em regiões baixas de Teresina. Atualmente, as obras da concessionária estão concentradas na zona Norte e incluem a construção de estações elevatórias de esgoto, implantação de redes, interceptores e linhas de recalque.

Adolfo Nunes, presidente da Arsete (Foto: Raissa Morais)

Para o presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete), Teresina sai na frente com relação às metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico. “Temos projetos de grande importância acontecendo como as linhas de recalque na zona Norte, que vão garantir uma evolução de 31% de cobertura de esgotamento sanitário para 60% e o interceptor da Avenida Maranhão”, finalizou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES