Águas de Teresina: conheça diferenças entre rede pluvial e rede de esgoto

Com o período das chuvas, é importante que a população mantenha cuidados redobrados para evitar entupimentos

rede | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Águas de Teresina alerta que as redes que coletam a água do esgoto e da chuva têm funções diferentes. Com o período das chuvas, é importante que a população mantenha cuidados redobrados para evitar entupimentos.

Além disso, o consumidor deve também manter cuidados básicos em casa, como realizar o descarte correto do lixo doméstico – atitude que faz toda a diferença.

Diferenças entre rede pluvial e rede de esgoto

A rede coletora é responsável por coletar resíduos escoados pelos ralos, pias e vasos sanitários, levando até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Neste local, recebem tratamento e podem retornar ao meio ambiente com segurança. Já a rede pluvial está preparada para receber apenas a água da chuva. O esgoto que for despejado nesse local vai direto para os rios sem receber qualquer tratamento, poluindo as águas, como explica o gerente de Serviços da Água de Teresina, Rafael Spanhol.

“A água da chuva, quando cai no esgoto, sobrecarrega as tubulações e aumenta a chance de retorno de resíduos para dentro das casas. Por isso, a água de chuva não pode estar ligada à rede de esgoto. Essa prática causa prejuízos, provocando rompimento de tubulação e transbordamento, inclusive nas ruas”, destaca o profissional.

Rafael Spanhol também reforça que o uso incorreto da rede de esgoto causa sérios problemas ao meio ambiente e à população em geral. “É fundamental que o consumidor utilize o sistema de esgotamento sanitário de forma correta para que não seja acometido com extravasamentos. Nesse casos, os imóveis precisam ter duas saídas, a de esgoto e a saída pluvial, voltada para o recolhimento da água da chuva”, recomenda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES