Águas de Teresina faz obra para substituir rede coletora de esgoto

O novo coletor parte da rua das Orquídeas com a avenida João XXIII

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Águas de Teresina iniciou obra de melhoria no sistema de esgotamento sanitário. A empresa trabalha na substituição de coletor tronco na zona Leste da capital. Com aproximadamente 600 metros de extensão, o equipamento é responsável por receber esgoto e o conduzir à Estação Elevatória de Esgoto - EEE Riverside.

O novo coletor parte da rua das Orquídeas com a avenida João XXIII, segue pelas ruas Orquídeas e Tulipas até chegar ao poço de visita localizado na avenida Raul Lopes, próximo à Estação Elevatória de Esgoto Riverside (EEE). Não será necessária a interdição de vias para viabilizar a execução da obra.

“Logo que assumimos e tivemos conhecimento da situação, realizamos intervenções pontuais de reparo para prevenir problemas relativos a extravasamento de esgoto. Paralelo a isso, elaboramos um projeto para providenciar a substituição do coletor, dando assim uma solução definitiva. É uma obra importante porque confere segurança operacional ao sistema”, diz Cláudio Guilherme, gerente de operações.

A Estação Elevatória de Esgoto Riverside, que receberá o esgoto do coletor tronco em obras, também está passando por melhorias estruturais com a substituição da laje piso, troca dos conjuntos moto-bomba, adequação elétrica dos painéis de comando e gerador, além de urbanização da área.

Outras unidades que integram o sistema de esgotamento sanitário também já passaram por ampliação e modernização, a exemplo das demais EEEs e Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs). As unidades receberam adequações como reativação de geradores e instalação de equipamentos reserva.

A meta contratual prevê que, até o terceiro ano, o índice de atendimento saia de 19,12% para 30,5%. Em até 5 anos, serão 472 mil pessoas beneficiadas e uma capacidade de tratamento superior a 800 l/s. Para esse período está prevista a implantação de 848 km de redes coletoras e ampliação de coletor tronco e interceptores para evitar que esgotos desaguem em áreas de proteção.

A Águas de Teresina assumiu os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto da capital do Piauí no dia 7 de julho deste ano. Com investimentos de R$ 1,7 bilhão - sendo R$ 650 milhões nos primeiros cinco anos -, a empresa irá trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos teresinenses.

O maior investimento será no setor de esgotamento sanitário, com aplicação de 80% dos recursos previstos com o objetivo de colocar Teresina em um ranking positivo. A meta contratual prevê a ampliação da rede de esgoto de forma gradativa, chegando a 90% até o final do 16º ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES