Águas de Teresina realiza a inauguração da rede de água em ocupações

Ocupações de Terra Prometida, Dandara dos Cocais, Vila Padre Humberto, Vila Nova Esperança e Vila Nova Conquista receberam rede de água encanada

Rede de água | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Águas de Teresina realizou nesta terça-feira (28) a inauguração da implantação da rede de água tratada nas ocupações Terra Prometida, Dandara dos Cocais, Vila Padre Humberto, Vila Nova Esperança e Vila Nova Conquista. Cerca de 10 mil pessoas foram beneficiadas.

Em respeito às normas de distanciamento social para o combate à pandemia, o evento ocorreu por meio de plataforma virtual. Autoridades como governador Wellington Dias, prefeito Firmino Filho e dirigentes da concessionária participaram da reunião. 

Com investimento de mais de R$ 6,5 milhões, a empresa de abastecimento de água implantou 32 km de novas redes de abastecimento, contemplando os cinco bairros que foram recentemente  regularizados. As obras também contemplam implantação de novas redes, construção de adutoras e outros incrementos de vazão. Além do plano de redução de perdas, cujas ações incluem: correção de vazamentos, padronização das ligações, controle de pressão da água na rede, vistoria de irregularidades e automação do sistema de distribuição.

 "Foi um bom planejamento com bom envolvimento de todos os órgãos competentes e comunidade. Executamos com agilidade e tecnologia inovadora para atender toda essa necessidade da população em um projeto positivo que segue como modelo para todo o Nordeste", contou Diego Dal Magro, diretor executivo da Águas de Teresina.

Nas comunidades beneficiadas, a concessionária atuou ainda com cadastro das famílias na Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto na fatura.  Além da água potável com regularidade, os moradores conquistaram também o primeiro comprovante de residência, documentação fundamental para acesso à abertura de crédito.

Edvaldo Marques, diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete) ressaltou o compromisso do serviço privado com estado e município em prol da qualidade de vida da população mais carente.

Ocupação recebeu rede de águas da Águas de Teresina

"Percebemos a responsabilidade, compromisso e cumprimento das metas contratuais assumidas com o município. Enquanto agência reguladora, queremos deixar bem claro o compromisso do Prefeito de Teresina em investir nessa agência de regulação", informou.

O prefeito Firmino Filho destacou que atualmente o município vivencia um grande momento de expansão de rede de água 

"Nós temos um problema estrutural e nos últimos três anos foi buscado uma saída institucional que tem começado a funcionar e já tem produzido resultados. Não faz mais sentido falar em passado, mas é o suficiente dizer que esse novo arranjo institucional tem avançado em suas metas", concluiu.

De acordo com o governador Wellington Dias, levando em conta o que aconteceu ao longo da historia do Piauí e o nível dos investimentos, o estado levaria até o ano de 2050 para conseguir alavancar as condições da universalização de água e dos serviços de esgoto com qualidade. 

"Essa modelagem permite uma parceria verdadeiramente pública e privada que integra município de Teresina juntamente com a agência reguladora e equipes técnicas", contou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES