Ainda é alto o número de motoristas que dirigem alcoolizados

Apesar das campanhas do governo contra o consumo de álcool no trânsito, ainda é alto o número de pessoas que dirigem embriagadas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar das campanhas do governo contra o consumo de álcool no trânsito, ainda é alto o número de pessoas que dirigem embriagadas. A conclusão é de uma pesquisa divulgada hoje (22) pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad). O estudo também revela que as ações repressivas contra esse tipo de crime, como o teste do bafômetro, atingiram um baixo percentual de condutores.

?Apesar de 85% dos indivíduos entrevistados referirem ter bebido e dirigido nos últimos 12 meses, apenas 9,2% disseram ter sido parado alguma vez na vida para fazer o teste do bafômetro?, diz a pesquisa que entrevistou 3,5 mil motoristas sobre o assunto.

O estudo, intitulada Estudo do Impacto do Uso de Bebidas Alcoólicas e outras Substâncias Psicoativas no Trânsito Brasileiro, ouviu 8 mil pessoas entre os motoristas de carro, moto, caminhão e de ônibus, além de vítimas de acidentes de trânsito e não condutores de veículos entre 2008 e 2009 nas rodovias federais que passam pelas capitais brasileiras.

A pesquisa detalhada concentrou-se em Porto Alegre. Na capital gaúcha, os pesquisadores também entrevistaram os motoboys, e o resultado foi preocupante: 75% afirmaram fazer uso de álcool, ou cocaína, ou maconha ou têm transtornos de humor ou de conduta.

O comportamento de consumo de álcool foi outro dado revelado pela pesquisa. Ele é diferenciado entre os motoristas profissionais e os particulares. Os condutores de ônibus e caminhões evitam o consumo de álcool no dia que vão dirigir em proporção maior do que os motoristas amadores.

Os números mostram ainda que 32% das pessoas que morreram ao volante em Porto Alegre no período da pesquisa tinham presença de álcool no sangue. A maioria delas, 71%, era de homens.

Com base nos números obtidos em Porto Alegre, o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Flávio Pechansky, estima que a metade dos custos dos acidentes de trânsito estão relacionados àqueles envolvendo o uso de álcool. ?Em Porto Alegre, os custos anuais com acidentes de trânsito são de R$ 66 milhões, e percebemos que a metade dos custos dos acidentes é relacionada ao álcool?, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES