Alagoas diz estar construindo 'o maior Cristo do mundo', com 70 metros

Monumentos semelhantes já foram construídos na Polônia, Portugal e no Rio Grande do Sul

Alagoas diz estar construindo 'o maior Cristo do mundo', com 70 metros | Fotos: Reprodução/Prefeitura Rio/Prefeitura Encantado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Pilar, localizada em Alagoas, afirma estar erguendo "a maior estátua de Cristo do mundo", com uma altura impressionante de 70 metros, o dobro do icônico Cristo Redentor no Rio de Janeiro. A competição pelo título é intensa e já incluiu monumentos da Polônia, Portugal e Rio Grande do Sul. 

Cristo Redentor - Rio de Janeiro, Brasil

Embora não detenha o título de maior estátua do mundo, o Cristo Redentor, com seus 38 metros de altura, ostenta o status único de ser considerado uma das Maravilhas do Mundo Moderno. Desde 1931, esta majestosa estátua de pedra-sabão recebe visitantes de braços abertos e se mantém como o quarto marco cultural mais procurado no Google em 2022. A própria figura religiosa tem uma altura de 30 metros, assentada sobre um pedestal de 8 metros, totalizando mais de 1.100 toneladas em peso.

O Cristo Redentor - Marcelo Piu / Prefeitura do Rio 

Cristo Rei - Świebodzin, Polônia

Em 2010, a Polônia conquistou o título de possuir a maior estátua de Cristo do mundo com a conclusão da estátua do Cristo Rei, localizada na cidade de Świebodzin. Esta imponente obra pesa 440 toneladas e alcança uma altura de 36 metros, mas ao considerar o morro sobre o qual está erguida, sua altura total chega a 48 metros, conforme detalhado no site do Santuário da Misericórdia de Deus de Świebodzin. A estátua é esculpida em concreto armado, pintada de branco, e é coroada com uma resplandecente coroa dourada sobre a cabeça.

Cristo Rei de Świebodzin, na Polônia — Foto: Reprodução 

Cristo Protetor - Rio Grande do Sul, Brasil

O Cristo Protetor, localizado na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul, é a mais recente estátua concluída desta lista, tendo sido inaugurada em 2022. Por pouco não recuperou o título de maior estátua de Cristo para o Brasil, com uma altura de 37,5 metros, ou 43,5 metros se considerado o pedestal.

Esta imponente estrutura de concreto pesa mais de 1.700 toneladas e guarda semelhanças notáveis com o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, com exceção de um coração em relevo no centro do peito. Segundo a prefeitura local, o custo da obra foi de quase R$ 2 milhões, e atraiu aproximadamente 150 mil visitantes em 2023.

Cristo Protetor de Encantado, no Rio Grande do Sul — Foto: Prefeitura de Encantado 

Cristo Rei - Lisboa, Portugal

Considerando o pedestal, o Cristo Rei de Lisboa, em Portugal, se destaca como o mais alto de todos, com impressionantes 110 metros de altura - sendo 28 metros destinados à estátua e 82 metros à base. Este monumental monumento, pesando cerca de 40 mil toneladas, é visível a até 20 km de distância, conforme informado no site do santuário.

Para alcançar o mirante do local, os visitantes precisam utilizar um elevador e enfrentar mais 59 degraus de escada, simbolizando a jornada de esforço necessário para atingir o céu. A recompensa por essa ascensão é uma vista deslumbrante da capital portuguesa. Além disso, os visitantes também podem desfrutar de uma capela e de uma loja de souvenirs no local.

Foto: Reprodução/Mylo Kaye/Pixels

Cristo de Pilar - Pilar, Alagoas

O Cristo em construção na cidade de Pilar, Alagoas, está previsto para se tornar a maior estátua do mundo, com uma altura de 60 metros, incluindo um pedestal de 10 metros. Atualmente, a cabeça e a base da estátua já estão concluídas.

Conforme o portal Uol, o custo final da obra está estimado em R$ 12,2 milhões. O monumento será equipado com um elevador, projetado para levar os visitantes até uma plataforma de vidro localizada no coração da estátua. A partir desse mirante, os visitantes poderão desfrutar de uma vista panorâmica privilegiada da cidade e da lagoa Manguaba.

Cabeça do Cristo de Pilar, em Alagoas, que promete ser o maior do mundo — Foto: Reprodução/O Globo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES