Alerta de chuvas intensas é emitido para todo o Piauí pelo 4º dia seguido

Pela quarto dia seguido, o Instituto emitiu alerta para chuvas intensas que cobrem todo o território piauiense.

Chuva no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí tem registrado, nos últimos dias, volumes intensos de chuva e deve continuar assim pelo menos até a próxima semana. É o que informa o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Pela quarto dia seguido, o Instituto emitiu alerta para chuvas intensas que cobrem todo o território piauiense. Desde a última segunda-feira (20), os avisos são emitidos englobando todas as cidades do Piauí. Os avisos informam a ocorrência de precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia na maior parte do Piauí, podendo atingir até 100 mm/dia em parte do Centro-Norte e extremo Norte do estado. Nestas regiões, também são esperados ventos intensos que podem chegar a 100 km/h e provocar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Nas demais áreas, a velocidade dos ventos deve variar entre 40 e 60 km/h, sem grandes riscos.  

FOTO: Alertas amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo) são emitidos para o Piauí  nesta quinta-feira (23) | FOTO: Divulgação/INMET

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) também emitiu alerta, informando sobre as precipitações previstas, principalmente mais ao norte do estado. 

"Entre 23/02/2023 e 24/02/2023, chuvas de intensidade moderada a forte devem acontecer nas regiões norte e centro-norte, incluindo Teresina (PI), onde pode acontecer chuva de expressivo acumulado."

Durante a madrugada desta quinta-feira (23), Teresina registrou mais de 20 mm de chuva. 

Chuvas intensas devem continuar pelos próximos dias

Os piauienses podem esperar dias com chuvas bastante intensas no Piauí. O INMET informou que até, pelo menos, a próxima terça-feira (28), a previsão é de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas/raios e eventuais rajadas de vento em uma ampla área do centro-norte do Nordeste (neste período, não se descartam acumulados de chuva significativos, podendo superar os 100 milímetros, principalmente, entre o norte do Maranhão, Piauí e Ceará). 

"Áreas do semiárido, especialmente dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, terão chuvas localmente fortes, assim como no litoral leste, desde o Rio Grande do Norte até Sergipe", acrescentou o INMET.

Segundo o Instituto, as condições climáticas se dão em decorrência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que estará mais ativa "se mantendo com configuração de banda dupla, padrão que, juntamente com os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, favorecerá a formação de nuvens de chuva sobre a Região Nordeste".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES