Alerta: 'É muito provável que tenhamos outra onda de calor ainda mais forte'

A primavera deve continuar com cara de verão nos próximos meses; um dos responsáveis pelas altas temperaturas é o El Niño

Alerta: 'É muito provável que tenhamos outra onda de calor ainda mais forte' | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primavera continuará exibindo características de verão nos próximos meses, e um dos fatores contribuintes para as altas temperaturas é o fenômeno conhecido como El Niño. A meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, explica que esse fenômeno é caracterizado pela elevação da temperatura média da água do Oceano Pacífico em pelo menos 0,5 grau por três meses consecutivos. Combinado com as características típicas da estação, como o maior aquecimento no Hemisfério Sul, o El Niño possibilitará a ocorrência de novas ondas de calor. 

"É muito provável que tenhamos outra onda de calor em outubro e que poderá ser mais forte do que essa última que terminou em 26 de setembro. A primavera já é uma época natural de maior aquecimento no Hemisfério Sul e no Rio de Janeiro. O El Niño vai acentuar a irregularidade da chuva, o que vai permitir mais dias com sol forte na primavera", explica Pegorim.

O El Niño é uma flutuação natural do clima, caracterizada pela elevação da temperatura média da água do Oceano Pacífico em pelo menos 0,5 grau por três meses consecutivos. Sua última ocorrência foi em 2019, estabelecendo um recorde com temperaturas atingindo 41,6 graus em Irajá, conforme reportado pelo Alerta Rio. Nos verões e primaveras de 2020 a 2022, a influência foi do fenômeno contrário, o La Niña, resultando em chuvas intensas no estado e na região do Grande Rio.  

Na quarta-feira (27), a sensação térmica no Rio atingiu os 47,5ºC nas ruas de Guaratiba, Zona Oeste. No entanto, dentro de um ônibus, o calor foi ainda mais intenso. A equipe utilizou um termômetro para verificar que, no banco do motorista, posicionado ao lado da tampa do motor do coletivo, a temperatura alcançou os 53ºC.

Segundo Guilherme Penna, clínico-geral e intensivista da Casa de Saúde São José, o corpo humano possui mecanismos naturais para regular a temperatura corporal e trazer o corpo de volta aos níveis normais em ambientes excessivamente quentes.

Quando as temperaturas ultrapassam os 38 graus, em um dia com 60% de umidade, os riscos aumentam consideravelmente. A partir de 33 graus, a recomendação é mudar de ambiente e ajustar os horários das atividades, fazendo pausas para se hidratar. Quando a temperatura atinge os 40 graus, a solução mais indicada é evitar sair nos horários de pico de calor, algo desafiador para aqueles que passam o dia trabalhando em locais como ônibus.

(Com informações do Extra)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES