Alerta: epidemia de dengue no país e já atinge 95% dos municípios brasileiros

A dengue afeta predominantemente indivíduos com idades entre 20 e 29 anos, com as mulheres representando a maioria dos casos (55,4%)

Alerta: epidemia de dengue no país e já atinge 95% dos municípios brasileiros | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os casos de dengue dispararam em todo o país, com maior incidência na Região Sul, onde a doença já afeta 95% dos 5.568 municípios brasileiros. No ano anterior, 88% das cidades haviam relatado casos de dengue. Em 2024, a dengue alcançou áreas que nunca antes tinham registrado ocorrências da doença, como é o caso da cidade turística de Caçapava do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.

NÚMERO DE MORTES PELA DENGUE PASSA DE MIL: Até a última sexta-feira (5), o Brasil contabilizou 2.747.643 casos prováveis de dengue em todo o território nacional. Somente nesta semana, o número de mortes atribuídas à doença ultrapassou mil, chegando a 1.078 óbitos confirmados neste ano. Além desses, há 1.593 mortes em investigação, o que significa que também podem estar relacionadas à dengue.

DISTRITO FEDERAL LIDERA CASOS: De acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Saúde, a dengue afeta predominantemente indivíduos com idades entre 20 e 29 anos, com as mulheres representando a maioria dos casos (55,4%). O Distrito Federal lidera como a unidade da federação com o maior coeficiente de incidência de casos, seguido por Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Goiás. Em contraste, os estados com menor incidência são Roraima, Ceará, Maranhão, Alagoas e Sergipe.  

PIAUÍ CONFIRMOU QUARTA MORTE POR DENGUE: A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), confirmou, na tarde desta sexta-feira (5), a quarta morte causada pela dengue neste ano no Piauí. Três dos casos foram registrados no município de Bom Jesus e o outro caso, no município de Manoel Emídio. 

CONFIRA DICAS PARA A PREVENÇÃO DA DENGUE

1.Utilize repelente 

Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele. 

2.Cubra a maior parte do corpo, quando possível 

O Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo. 

3.Elimine focos de água parada 

Evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta. 

4.Coloque telas em janelas e portas 

Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis. 

5.Aplique inseticidas e larvicidas 

Inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES