Alerta para cuidados com longevidade e exposição ao sol

Catarata é a principal causa de perda de visão

Avalie a matéria:
| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou seu primeiro relatório mundial sobre visão e os dados divulgados sobre a saúde ocular mundial são alarmantes. Segundo a entidade, atualmente ao menos 2,2 bilhões de pessoas têm algum déficit de visão e quase 1 bilhão dos casos poderiam ser evitados e tratados. O relatório constatou que o envelhecimento da população, a mudança de estilo de vida e o acesso limitado à assistência oftalmológica estão entre os principais fatores do crescente número de pessoas que vivem com deficiência visual. Dentre as múltiplas questões que impactam a saúde ocular, os especialistas têm alertado para a necessidade de proteger os olhos dos raios UV-A e UV-B.

Com raros casos congênitos, a condição é, geralmente, adquirida e está diretamente relacionada ao envelhecimento. Considerando que o brasileiro já alcança a expectativa média de 76 anos e estimativas recentes do IBGE apontam que nas próximas duas décadas teremos mais idosos do que crianças vivendo no Brasil, é uma condição que inspira cuidados. Aproximadamente 85% das cataratas são classificadas como senis, com maior incidência na população acima de 50 anos2.

"Apesar da causa da catarata senil ser multifatorial, é correto afirmar que a exposição solar inadequada dos olhos, sem proteção efetiva, associada ao próprio envelhecimento, favorecem o surgimento da catarata. Ao contrário do envelhecimento, é possível prevenirmos o impacto da radiação solar nos nossos olhos, então, por que não ampliarmos a conscientização da sociedade para esse cuidado? Assim como desde a década de 90 já se fala enfaticamente sobre a proteção solar da pele, temos que fortalecer o cuidado com a saúde ocular dos olhos em relação à exposição ao sol", defende Dra. Débora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES