Obrigatoriamente, sobreviventes do vírus ebola devem evitar sexo

Alguns sobreviventes, no entanto, demonstraram irritação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os pacientes que conseguiram se curar após infecção por vírus ebola devem, obrigatoriamente, usar camisinha e evitar relação sexual no fúturo próximo. O alerta foi feito pelo Centro de Controle de Doenças americano (CDC, na sigla em inglês).

Antes, os pacientes eram orientados a esperar 90 dias depois de cser declarado curado da doença para ter relações sexuais sem proteção. Com isso, tinham a garantia de que o vírus não seria transmitido a seus parceiros.

No entanto, tudo mudou após a descoberta, por médicos da Organização Mundial de Saúde (OMS), do caso de uma mulher liberiana de 44 anos que teria contraído o vírus após manter relações com um sobrevivente, seis meses depois de ele ter sido curado.

Amostras foram enviadas para o CDC para exames e, se a hipótese for confirmada, pode significar que o vírus sobrevive no sêmen masculino mais que o dobro do período considerado originalmente.

A médica Nathalie Broutet, da OM, durante fala com a imprensa, recomendou  cuidado e clrareza ao tratar sobre o assunto.

"Mesmo que a amostra tenha sido positiva para fragmentos do vírus, isso não prova que ele foi contraído sexualmente. É preciso ter muito cuidado e muita clareza sobre isso", disse à BBC.

Alguns sobreviventes, no entanto, demonstraram irritação ao saber sobre a mudança na orientação sobre as relações sexuais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES