Alfabetização é prioridade da Educação Municipal

Alfabetização é prioridade da Educação Municipal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estat?stica ? IBGE, o Piau? ? o estado com o segundo pior ?ndice de analfabetismo no pa?s, 30,51%, perdendo apenas para Alagoas. Teresina se contrap?e aos n?meros e mostra ser poss?vel mudar essa realidade quando Educa??o ? prioridade administrativa. Neste sentido, a Prefeitura de Teresina, atrav?s da Secretaria Municipal de Educa??o e Cultura ? SEMEC, n?o tem medido esfor?os para garantir a alfabetiza??o dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Com a proposta de viabilizar a interven??o do educador e a inclus?o da pr?tica geradora de alfabetiza??o, a SEMEC aplicar? um investimento na ordem de R$ 90 mil e oferecer? um curso sobre alfabetiza??o destinado aos professores e pedagogos de 2? e 3? ano (1? e 2? s?rie do Ensino Fundamental) de escolas municipais de Teresina.

O curso "Instrumentos para Alfabetiza??o e Letramento - Fundamentos Psicoling??sticos e Pr?ticas" acontecer? no pr?ximo ano, no per?odo de 03 a 11 de janeiro e ser? desenvolvido pelo Centro de Alfabetiza??o, Leitura e Escrita ? CEALE, de Minas Gerais, com a proposta de auxiliar os educadores a vencer os desafios da alfabetiza??o e do letramento.

A capacita??o envolver? os educadores de 29 escolas municipais que apresentaram um desempenho abaixo do esperado na avalia??o externa realizada nas escolas municipais no in?cio do ano. "Sabemos que alguns problemas apresentados pelos alunos, como reprova??o e distor??o idade-s?rie, s?o decorrentes de uma situa??o inicial de n?o-alfabetiza??o. A tarefa de alfabetizar crian?as n?o ? f?cil, ent?o esta capacita??o servir? para formar os educadores, tornando-os aptos a alfabetizarem e melhorar o desempenho acad?mico dos alunos", explica Eva Ribeiro, coordenadora de alfabetiza??o da SEMEC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES