Alfabetizadores participam de formação promovida pela UFPI

Alfabetizadores participam de formação promovida pela UFPI

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante os cinco dias de forma??o, que tem carga hor?ria de 60 horas, os cursistas ser?o orientados sobre alfabetiza??o e letramento, planejamento de ensino, fundamentos da educa??o, leitura e produ??o de texto, identidade e diversidade, entre outros assuntos.

Segundo Catarina de Sena, coordenadora geral do Alfabetiza??o Solid?ria na UFPI, a forma??o dos alfabetizadores ? essencial para o processo de alfabetiza??o de adultos. ?N?s trabalhamos uma perspectiva adequada de alfabetiza??o para a forma??o positiva do alfabetizando. Sabemos que as pessoas que est?o na sala de aula possuem uma posi??o social, uma l?ngua, uma hist?ria. Por essa raz?o, trabalhamos com o lado social e humano, no sentido de trazer o alfabetizando para a vida social e cultural da comunidade, tornando-os cidad?os conscientes de seus direitos e deveres?, explica.

O programa Alfabetiza??o Solid?ria ? desenvolvido desde 2006 pela Secretaria Municipal de Educa??o e Cultura ? SEMEC, em parceria com a ONG Alfabetiza??o Solid?ria, atrav?s da Universidade Federal do Piau? - UFPI. Por meio do programa, os alunos s?o alfabetizados, para depois dar continuidade aos estudos nas salas de aula da Educa??o de Jovens e Adultos. O Alfabetiza??o Solid?ria atendeu, em 2007, cerca de 450 alunos em 27 escolas municipais de Teresina. Desde a sua implanta??o, mais de 1.000 pessoas foram alfabetizadas pelo programa.

O programa Brasil Alfabetizado acontece nos mesmos moldes do Alfabetiza??o Solid?ria, com o objetivo de promover a escolariza??o dos estudantes para que eles ingressem na Educa??o de Jovens e Adultos. Desenvolvido desde 2003, o programa j? alfabetizou cerca de 4.000 pessoas. Em 2007, cerca de 800 jovens foram atendidos pelo programa, distribu?dos em 32 turmas nas escolas municipais das zonas urbana e rural da cidade.

Para o secret?rio municipal de Educa??o e Cultura, Washington Bonfim, os programas representam um esfor?o da SEMEC em tentar diminuir o analfabetismo na cidade. ?Os dados mostram que, s? em Teresina, existem cerca de 140 mil analfabetos. Estamos trabalhando na perspectiva de diminuir estas estat?sticas, procurando devolver a cidadania dessas pessoas que n?o tiveram oportunidades de estudo, oferecendo letramento e as pr?ticas prestigiadas da leitura e da escrita?, ressalta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES