Aliado de Renan é alvo de 3 processos no STF

Aliado de Renan é alvo de 3 processos no STF

Aliado de Renan é alvo de 3 processos no STF | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Membro da tropa de choque do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) responde a tr?s processos no STF (Supremo Tribunal Federal) e pode ser o pr?ximo a enfrentar uma investiga??o por quebra de decoro no Conselho de ?tica. O PSOL vai analisar se as den?ncias contra o senador implicam em falta de decoro.

O inqu?rito mais recente chegou na segunda-feira ao tribunal e se refere a uma den?ncia do Minist?rio P?blico Federal de crime contra a ordem tribut?ria, como a falta de recolhimento de Imposto de Renda.

Reportagem publicada ontem pelo jornal "O Globo" afirma que o senador sonegou R$ 4,1 milh?es de imposto enquanto esteve no comando da Asoec (Associa??o Salgado de Oliveira de Educa??o e Cultura), entidade mantenedora da Universo, Universidade Salgado de Oliveira.

Salgado disse que comandou o grupo at? assumir, em fevereiro de 2003, o mandato na vaga do ministro H?lio Costa (Comunica?es), de quem era suplente. A entidade controla universidades com unidades em 11 cidades do pa?s.

De acordo com uma investiga??o da Receita Federal, citada na reportagem de "O Globo", a Asoec descontou imposto ao pagar funcion?rios e prestadores de servi?o e n?o o repassou ao Fisco.

O Minist?rio P?blico Federal informou que o imposto foi sonegado entre mar?o de 2003 e dezembro de 2005 e que o total devido pode superar os R$ 4,1 milh?es. O inqu?rito foi para o Supremo depois que Salgado assumiu a vaga de senador, o que lhe garante foro privilegiado.

Salgado afirmou que se houve irregularidade vai pagar o que deve, mas que est?o politizando o assunto. "Inqu?rito n?o ? condena??o, n?o se pode transformar isso em fato pol?tico. Se tiver condena??o, vamos pagar", disse.

Ele afirmou que "seria demais" algu?m querer investigar o assunto no Conselho de ?tica, porque "? um fato empresarial e anterior ao mandato".

O inqu?rito no Supremo est? com a ministra C?rmen L?cia. O ministro Celso de Mello tamb?m ? respons?vel por outro inqu?rito, aberto em junho, que tamb?m acusa o senador de crime contra a ordem tribut?ria. H? ainda um terceiro inqu?rito, de maio do ano passado, com Marco Aur?lio Mello sobre aposentadoria proporcional. O STF n?o informou detalhes desse processo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES