Alta irradiação solar em Teresina leva perigo à visão e traz graves problemas, diz médico

Hoje, no Dia Mundial da Visão, a principal dica dos oftalmologistas é que a proteção seja intensificada.

Radiação solar em Teresina alcança níveis alarmantes. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os altos índices de radiação solar que incidem sobre Teresina nos últimos meses não trazem apenas a necessidade de cuidado com a pele. A visão também é bastante prejudicada com o sol forte da capital piauiense. Hoje, no Dia Mundial da Visão, a principal dica dos oftalmologistas é que a proteção seja intensificada nestes dias de radiação extrema alcançada por Teresina.

A Gerência de Meteorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar) já alertou os teresinenses para os perigos de exposição ao sol, principalmente no horário de 11h às 16h, quando os índices são mais agressivos. Nesse mês, os índices podem chegar a 14, em uma escala que vai de zero a 16. Toda essa irradiação pode acarretar problemas sérios à visão do teresinense, como catarata, degeneração macular, pterígio, dentre outros.

A exposição ao sol, sem proteção, as quantidades excessivas de radiação UV, por um curto período de tempo, pode causar uma ceratite. É como se fosse uma ?queimadura? da córnea, causando dor, vermelhidão, lacrimejamento, fotofobia e sensação de areia nos olhos. A exposição prolongada ao sol aumenta a chance do desenvolvimento de cataratas (opacificação do cristalino), pterígio, câncer de pele nas pálpebras e lesões na retina (degenerações), além de poder causar algumas complicações para alguns tipos de cirurgias refrativas corneanas.

?Para se proteger, os teresinenses devem usar óculos escuros, com proteção UV, usar sempre um guarda sol, bonés, ou qualquer outro adereço que possa proteger desse contato direto dos raios ultravioletas com a visão. Nós temos sol o ano todo e as pessoas precisam se proteger sempre, mas nesse período a situação se agrava ainda mais?, alertou o oftalmologista Elton Martins Cavalcante.

Na hora de escolha de óculos escuros, um dos adereços mais usados pelos teresinenses para se proteger da radiação solar, são necessários alguns cuidados, como escolher sempre um óculos com proteção UVA e UVB. ?Não importa se você vai escolher um óculos caro ou barato, se ele tiver a proteção UVA e UVB isso já é muito bom. Mas é necessário cuidados na hora dessa escolha, pois se os óculos não tiverem esse tipo de proteção, ela vai dar à pessoa uma sensação falsa de que está protegida e ela vai estar em contato direto com os raios solares?, pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES