Altas temperaturas registradas na Índia deixa 98 pessoas mortas

A maioria das vítimas tinha mais de 60 anos e já apresentava problemas de saúde preexistentes, que podem ter sido agravados pelas altas temperaturas, informaram as autoridades locais da Índia.

Alguns estados atingiram uma máxima de 44°C. | Manish Swarup/AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Índia vive atualmente um dos momentos mais quentes da história do País. Dois de seus estados, Bihar e Uttar Pradesh, registraram altas ondas de calor nos últimos cinco dias, atingindo uma máxima de 44°C, que culminou na morte de 98 pessoas e deixou 450 outras hospitalizadas.

Em Ballia, o município mais afetado do Uttar Pradesh, localizado a cerca de 970 quilômetros a sudeste de Nova Délhi, as temperaturas ultrapassaram os 42ºC. Segundo a agência de notícias Europa Press, desde quinta-feira (15), pelo menos 54 indianos morreram devido à desidratação ou agravamento de doenças causadas pelo calor.

A maioria das vítimas tinha mais de 60 anos e já apresentava problemas de saúde preexistentes, que podem ter sido agravados pelas altas temperaturas, informaram as autoridades locais da Índia.

Os meses de abril, maio e junho são geralmente os mais quentes na maior parte da Índia, antes que as chuvas de monção tragam temperaturas mais amenas. Tanto é que, no sábado, as autoridades emitiram um alerta para que as pessoas com mais de 60 anos permanecessem em casa durante o dia.

O Departamento Meteorológico Indiano (IMD) emitiu um alerta vermelho na semana passada devido ao calor extremo em algumas regiões do país, incluindo Uttar Pradesh e Bihar. O boletim diário mostra que os distritos de Uttar Pradesh registraram uma temperatura média superior a 44°C, com Shaykhpura liderando com uma máxima de 45,1°C. O alerta de calor no estado deverá permanecer em vigor até pelo menos esta segunda-feira.

Entre janeiro e setembro de 2022, a Índia registrou 203 dias de temperaturas extremas, estabelecendo um recorde histórico. Esse número é cinco vezes maior do que o registrado em 2021. Uma onda de calor é oficialmente declarada quando as temperaturas ultrapassam os 45°C por pelo menos dois dias consecutivos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES